CEMFA participa na 7ª edição do Salão Aéreo Internacional – Marrakech Air Show 2024

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado pelo Diretor de Gabinete do CEMFA, Capitão-de-Navio José Mário Lopes Tavares, participou na 7ª edição do Salão Aéreo Internacional – Marrakech Air Show 2024, realizada na cidade de Marraquech, Reino de Marrocos, de 30 de outubro a 01 de novembro. A presença do CEMFA no evento deu-se a convite do Général de Corps d’Armée Mohammed Berrid, Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais e Comandante da Zona Sul de Marrocos que por inerência de função é o representante máximo das Forças Armadas do Reino de Marrocos. Após a receção das delegações em parada militar, o evento foi aberto com um show aéreo, seguido da Cerimónia de Abertura presidida pelo Chefe do Governo Mr. Aziz Akhannouch e visita às Exposições.
No dia 31 de outubro, o CEMFA teve um encontro bilateral com o Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais e Comandante da Zona Sul de Marrocos, com o objetivo de discutir os aspetos da cooperação militar entre as Forças Armadas de Cabo Verde e as de Marrocos.
O Général Berrid, deu as boas vindas ao Contra-Almirante Monteiro e sublinhou as boas relações entre Marrocos e Cabo Verde em vários domínios, manifestando a sua total disponibilidade para colaborar com as Forças Armadas de Cabo Verde.
O CEMFA, por sua vez, aproveitou para expressar os agradecimentos ao Général Berrid, em especial à Sua Majestade o Rei Mohammed VI, pela receção calorosa em Marrakech e destacou, igualmente, a importância das boas relações entre os dois países, em que se testemunham passos sólidos e concretos nos últimos tempos. Durante o encontro, o CEMFA sublinhou a relevância que é atribuída aos recursos humanos da instituição castrense, particularmente no que diz respeito à sua capacitação, visando o adequado cumprimento das suas missões. Enfatizou a importância da colaboração das Forças Armadas de Marrocos nas áreas de formação e treino, em especial os exercícios conjuntos entre as forças especiais dos dois países, as operações de busca e salvamento (SAR), entre outros aspetos de interesse comum.
Os dois responsáveis das respetivas instituições castrenses reiteraram a sua satisfação pelo nível das relações entre os seus países, expressando a vontade de reforçar e elevar a cooperação militar a um outro patamar.
No dia 1 de novembro o CEMFA aproveitou para receber em visita de cortesia, e para um breve encontro, a Adida da Embaixada de Cabo Verde em Rabat, Dra. Rosa-Aline Sousa.