
A quadra festiva que agora se inicia encontra-se amplamente enraizada na tradição e cultura de Cabo Verde. Trata-se de um período que apela à fraternidade, à camaradagem e à solidariedade para com os que nos rodeiam. Inclui tempo para congregar a família, reencontrar os amigos e lembrar os ausentes.
É com elevado sentido de responsabilidade institucional e profunda gratidão que, pela primeira vez na qualidade de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, me dirigo ao efetivo das Forças Armadas de Cabo Verde para a tradicional mensagem de Boas Festas e de fim de ano.
Dirijo uma saudação especial a todos os membros da grande “Família Militar”, designadamente a todos os militares no ativo, na reserva, na reforma e a todos os funcionários civis, cujo contributo, ao longo do tempo, tem sido determinante para o fortalecimento, a coesão e a credibilidade das Forças Armadas.
Expresso, igualmente, o meu sincero reconhecimento às suas digníssimas famílias, pelo apoio incondicional, pela compreensão e pela dedicação silenciosa que sustentam, dia após dia, o cumprimento da nossa missão.
Estendo, ainda, uma palavra de apreço à sociedade cabo-verdiana, cuja confiança e proximidade reforçam o papel das Forças Armadas ao serviço da Nação.
À medida que nos aproximarmos das celebrações do Natal e da chegada de um novo ano, renovo o firme compromisso das Forças Armadas de Cabo Verde com os valores que nos definem: a lealdade, a disciplina, o profissionalismo e a total dedicação ao serviço. Este período convida-nos à reflexão e, sobretudo, à renovação do nosso propósito coletivo, reforçando o sentido de responsabilidade, a coesão institucional e o orgulho de servir Cabo Verde com excelência.
As Forças Armadas continuarão a afirmar-se como um pilar essencial de estabilidade e segurança nacional, contribuindo ativamente para a paz, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos. O nosso compromisso para o ano de 2026 é inequívoco: servir a Pátria com lealdade, dedicação e elevado sentido de missão.
Aos Oficiais, Sargentos, Praças e Trabalhadores Civis, bem como a toda a “Família Militar”, reitero, com manifesta estima, os votos de Boas Festas e de um Novo Ano 2026 repleto de sucessos pessoais e profissionais.
