BIOGRAFIA Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais

O Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais nasceu, em 1962, na ilha de São Vicente, onde fez os seus estudos primários e secundários. Foi chamado no ano de 1981 para prestar o serviço militar. Na sequência do qual fez a instrução militar e o curso de Sargentos, no Centro de Instrução Militar do Tarrafal, na Ilha de Santiago.

Foi promovido ao posto de Major-General a 24 de junho de 2016 após a sua nomeação ao cargo de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, funções que continua a desempenhar.

No seu percurso como militar desempenhou ainda as funções de chefe de Esquadra na Companhia de Infantaria, Chefe da Secção de Desenvolvimento Desportivo na Direção dos Desportos, Chefe Operativo para Instrução no Comando da 1ª Região Militar, Oficial de Educação Física, Diretor dos cursos de Cabos, de Sargentos, de Oficiais e de Fuzileiros Navais, Comandante de Companhias de Instrução, Chefe da Divisão de Instrução, Comandante-Adjunto da 1ª Região Militar e Comandante do Centro de Instrução Militar, Adjunto do Comandante da 1ª Região Militar para a Área Operacional, Comandante da 1ª Região Militar (planeou e conduziu vários exercícios, enquanto esteve à frente dessa região militar) e Comandante da Guarda Costeira (participou em vários exercícios, empenhando esta componente das Forças Armadas de Cabo Verde). Comandou várias Companhias de Instrução e nessas funções participou em vários exercícios de campo. Planeou e conduziu a atuação dos militares do Comando da 1ª Região Militar, no quadro da emergência instalada, aquando das fortes cheias que assolou a ilha de São Nicolau, no ano de 2011. Participou do Exercício Lopes – 2003, como observador e do Felino – 2005, como Adjunto de Operações.