PROGRAMA SOLDADO CIDADÃO

O Programa Soldado Cidadão (PSC) programa de formação e capacitação profissional para prestação do serviço militarFoi criado como uma medida de política ativa de qualificação e de combate ao desemprego no seio da camada juvenil de modo a facilitar a sua reintegração na vida civil e o acesso ao primeiro emprego, por meio do serviço militar. Este programa é dirigido aos jovens em prestação do serviço militar tanto em regime de conscrição como de contrato, com idade inferior a 30 anos e sem qualificação, com o objetivo de lhes facultar uma capacitação profissional ou a melhoria das suas qualificações académicas.  Foi criado em 22 de outubro de 2007, e está inserido no seio das Forças Armadas, graças a estreita parceria entre o Ministério responsável pelas pastas da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Ministério da Defesa Nacional, através do Estado-Maior das Forças Armadas. O Programa Soldado Cidadão é financiado pelo Orçamento Geral do Estado sob a superintendência do Ministério da Defesa e gerência do Gestor do Programa, nomeado por Despacho conjunto dos ministros de tutela.  
 
O Programa Soldado Cidadão tem como objetivo capacitar e qualificar profissionalmente, dar conhecimentos teóricas e práticos aos jovens militares incorporados no Serviço Militar Obrigatório, independentemente do grau de escolaridade para quando terminarem o serviço militar estarem preparados para seguirem uma carreira como profissional em diversas áreas o que lhes vai garantir empregabilidade no mercado de trabalho, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando a sua inserção no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas. O programa desde a sua criação abrange todas as Regiões Militares. O Programa Soldado Cidadão beneficia um grande número de jovens, preparando-os para serem cidadãos qualificados e com uma capacitação profissional após os mesmos terminarem o seu período nas fileiras, pois oferece cursos em conformidade com a demanda do mercado de trabalho nacional. Entre as áreas de formação disponibilizadas estão: Pintura, secretariado, canalização, carpintaria, telecomunicações, mecânica, construção civil, eletricidade, cabeleireiro, infor­mática, administração, contabilidade, agricultura, pecuária, hotelaria e turismo e Condução auto desde Categoria “B” a “D”. A capacitação nos cursos acima referidos inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania, para poder facultar uma melhor gestão de negócios, aos formandos, principalmente se optarem por trabalhar por conta própria.

Podem se candidatar, ao Programa Soldados Cidadão, todos os militares em prestação do serviço militar tanto em regime de conscrição como de contrato.

O programa oferece cursos técnicos profissionais desde o nível 1 até o nível 5. Capacitação de pintura, carpintaria, curso de agropecuária, gestão agropecuária, hidroponia, eletrónica, eletricidade, TIC, design e multimédia, canalização, manutenção de motores, bate chapa, serralharia, cabeleireiro, manicure, pédicure, massagem e condução, entre outros.

Curso de Formação Condutores é um dos cursos mais procurados, pois, por não exigir um alto nível de escolaridade é um curso em que as Forças Armadas apostam mais, oferecendo carta de condução nas categorias B, C, D, com uma maior aposta na F.

para abranger a maior parte dos militares, as aulas de condução são dadas no Sal e em São Vicente, com parcerias com algumas escolas de condução e na Oficina Central das FA (OCFA), na cidade da Praia.

Os outros cursos, podem ser realizados em Escolas de Formação Profissional tais como: ONDS, na ilha de São Vicente; Centros de formação profissional em todo o território nacional; Escola Técnico-Profissional de Cabo Verde; Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde; EHTCV; CERMI; IEFP; entre outras instituições devidamente acreditadas.

As aulas, na sua maioria, são no horário normal, isto porque é feita uma colaboração com os comandos, para que não haja problemas devido à falta do pessoal para fazer o serviço. Entre os comandos e os comandantes fazem-se reajustes, de forma a que os militares possam assistir normalmente as suas aulas e depois das aulas exercem os serviços militares.

MISSÃO

O Programa Soldado Cidadão tem como missão:

  • Facultar aos jovens em prestação do serviço militar com idade inferior a 30 anos e sem qualificação, uma capacitação profissional ou a melhoria das suas qualificações académicas de modo a facilitar a sua reintegração na vida civil e o acesso ao primeiro emprego, por meio do serviço militar;
  • Dar maior solidez à formação cívica e à aquisição de valores éticos e de cidadania durante prestação do serviço militar;
  • Contribuir, de forma sustentada, para a criação de condições de empregabilidade e empreendedorismo na camada juvenil;
  • Colaborar na elevação dos níveis de qualificação e de empregabilidade da população juvenil.