Cerimonia de Tomada de Posse do novo CEMFA, Contra-Almirante António Duarte Monteiro

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Dr. José Maria Pereira Neves empossou, o Contra-Almirante António Duarte Monteiro no cargo de Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde. A cerimônia que se realizou, no dia 02 de julho, no Salão 5 de Julho da Presidência da República contou com a presença da Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, do CEMFA cessante Major-General Anildo Morais, Membros do Conselho Superior de Comandos, representantes de instituições do Estado e das Forças Armadas, familiares do empossado entre outros convidados Civis e militares.
O Contra-Almirante Monteiro afirmou que é uma honra e o um privilégio prestar o juramento na qualidade de 10º Militar, primeiro do Ramo da Guarda Costeira, e por conseguinte, o primeiro a ostentar a venerada patente de Contra-Almirante, a assumir as funções de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de uma das mais antigas e importantes instituições do país. Aproveitou o momento para cumprimentar o Major-General Anildo Morais, Chefe do Estado-Maior cessante, e desejar-lhe as maiores felicidades nesta nova fase da sua vida, realçando que o mesmo cumpriu a missão de Chefe do Estado-Maior com sucesso
O Contra-Almirante Monteiro disse que o mandato que ora se inicia irá assentar em sete pilares fundamentais, sendo estes: a Motivação, a Credibilidade, a Cooperação, a Funcionalidade, a Operacionalidade, a Versatilidade e a Ambição Tecnológica. Realçando que as Forças Armadas, mais do que qualquer outra instituição, devem ser uma casa do bem fazer, do saber estar e do melhor ensinar. Deixou uma palavra de agradecimento aos familiares dos militares, pois eles são a base, o porto seguro dos militares.
Terminou com a frase “Um bom filho a casa torna” afirmando que é revestido desse sentimento, orgulhoso e muito honrado por estar de volta, que tudo fará para fazer jus a este ditado, renovando o compromisso de continuar a trabalhar na procura de soluções integradas, visando a otimização da gestão dos recursos existentes, zelar pelo aumento dos recursos do Estado afetos à instituição, melhorar o clima organizacional e aperfeiçoar os procedimentos internos, para que as Forças Armadas continuem a merecer a confiança do Povo Cabo-verdiano.
Por sua vez o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas deu os parabéns ao Contra-Almirante António Duarte Monteiro pela assunção da tão nobre e relevante missão republicana de conduzir os destinos das Forças Armadas. Desejando-lhe muitos êxitos no desempenho dessas elevadas funções, aliás como tem sido seu timbre durante os já muitos anos em que tem servido com denodo e patriotismo as nossas Forças Armadas. Deixou uma palavra de apreço ao Major-General Anildo Morais pelo exemplar trabalho realizado, numa conjuntura particularmente difícil e delicada.
Reafirmou a sua prontidão enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas e manifestou todo o apoio nesta nova largada e desejou ao novo comandante desta barca, bons ventos e marés tranquilos.