Guarda Costeira recebe duas embarcações no quadro da cooperação com os Estados Unidos da América

“Estas duas embarcações irão incrementar as capacidades operacionais da Guarda Costeira de Cabo Verde” – Janine Lélis.
Cabo Verde recebeu, no dia 8 de julho de 2022, duas embarcações do tipo “Metal Shark” no quadro da cooperação com os Estados Unidos da América. Orçados em cerca de 1,35 milhão de dólares, “estas duas embarcações irão incrementar as capacidades operacionais da Guarda Costeira de Cabo Verde, principalmente nos domínios de fiscalização costeira e segurança portuária, assegurou a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante o ato de receção.
Segundo a mesma “a Guarda Costeira certamente saberá maximizar a utilização destas embarcações em função das suas missões, servindo Cabo Verde e os cabo-verdianos quando e sempre que for necessário”.
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, aproveitou o ensejo para endereçar agradecimentos aos Estados Unidos da América e realçou que o Governo de Cabo Verde “tem procurado estreitar os laços de cooperação existentes com países amigos, com o intuito de contar com a inestimável colaboração destes para enfrentar os desafios de segurança que o país enfrenta” e no qual somos enquadramos como “segurança cooperativa”.
Neste âmbito enfatizou a cooperação bilateral com os Estados Unidos da América, que tem dado frutos significativos na edificação de capacidades operacionais das Forças Armadas de Cabo Verde, com maior destaque, para a Guarda Costeira.
A cerimónia contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Monteiro, do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, da Guarda Costeira e representantes das Instituições do Estado na ilha.
Fonte: Página Oficial do Ministério da Defesa Nacional