Implementação do Centro de Coordenação Marítima da Zona G

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro recebeu, no dia 28 de setembro, uma visita de cortesia de uma Delegação composta pelo Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da República Federal Alemã, o Sr. Ludwig Blaurock, pela Sra. Carolyn Goerke e pela Tenente-Coronel Koaudio Aké José Nicole.
Durante a referida visita foram discutidas questões transversais de segurança com destaque para a segurança marítima e a necessidade da operacionalização do Centro de Coordenação Marítima da Zona G situada na Cidade da Praia, que integra a arquitetura de segurança marítima de Yaoundé (estabelecida em Junho de 2013 pelos Chefes de Estado da CEEAC e da CEDEAO, em que se prevê a criação de centros de coordenação multinacionais regionais para assegurar uma rápida partilha de informação e coordenação entre os países da África Ocidental e Central). 
A delegação mostrou-se satisfeita com o engajamento de Cabo Verde, visando a entrada em funcionamento do referido centro e apresentou a sua disponibilidade em apoiar na materialização do projeto.
A delegação fez-se acompanhada do Diretor Nacional de Defesa, Tenente-Coronel Domingos Anastácio Correia e realizou ainda uma visita ao Centro de Operações e Segurança Marítima (COSMAR).