Cerimonia de Tomada de Posse do Capitão-do-Mar Armindo António da Graça como Comandante da Guarda Costeira

Realizou-se, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, no dia 23 de setembro, a cerimonia de tomada de posse do Capitão-do-Mar Armindo António da Graça no cargo de Comandante da Guarda Costeira das Forças Armadas de Cabo Verde, presidida pela Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis.
O recém-empossado Comandante da Guarda Costeira, Capitão-do-Mar Armindo Graça agradeceu pela confiança em si depositada para ser o novo timoneiro da Guarda Costeira nos próximos anos, afirmando que o seu Comando se regerá pela Integridade, Honra, Competência e Disciplina. Disse ainda que após 6 anos a frente do Comando da Logística das Forças Armadas, assume com toda a humildade, este novo desafio e espera estar à altura de todas as exigências que estas novas funções trazem. Aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho levado a cabo pelo seu antecessor e prometeu entregar e dedicar toda a sua inteligência, zelo e aptidão no desempenho das novas funções.
A Ministra do Estado e da Defesa Nacional augurou sucessos ao recém-empossado, dizendo que conta com a nova liderança “na redefinição e nos novos rumos” que se pretende dar para o Comando da Guarda Costeira. Realçou o fato da cerimonia de tomada de posse do Comandante da Guarda Costeira ser feita após o anúncio público do inicio do processo de reforma das Forças Armadas, que segundo a mesma, “deve culminar no reforço das capacidades os meios técnicos, operacionais e de logística” para que “possam responder as necessidades, desafios e exigências atuais”. Por isso, espera, do novo Comandante um comprometimento de proactividade, de assumir diligências assertivas para a garantia da prontidão da Guarda Costeira e operacionalidade permanente dos meios navais. Afirmou ainda que tendo em perspetiva a aquisição da aeronave vai-se criar uma comissão para a introdução da Autoridade Aeronáutica Militar e que no quadro da cooperação estão em curso os projetos para a construção do Cais da Guarda Costeira em São Vicente e a parceria com o Estado de New Hampshire.
Enalteceu ainda os ganhos registados ao longo do tempo, fruto do engajamento, do esforço e profissionalismo dos anteriores comandantes e respetivas equipas.
A referida cerimonia contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, do Chefe da Casa Militar do Presidente da República, do Diretor Nacional de Defesa, do Diretor Nacional da Saúde, do Diretor Nacional Adjunto da Policia Nacional, dos Membros do Conselho Superior de Comandos, do Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, dos Adidos de Defesa e Oficiais de Cooperação junto das Embaixadas do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal, dos Diretores Técnicos dos Projetos de cooperação com Portugal, representantes das Forças Armadas, entre outros convidados Militares e Civis.