Ministra da Defesa Nacional condecora Oficial Chefe de Gabinete de Cooperação Militar da Embaixada dos EUA

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, condecorou, no dia 27 de setembro, o Oficial Chefe de Gabinete de Cooperação Militar da Embaixada dos Estados Unidos da América, Tenente-Coronel Jacob Coutre, com a Medalha de Serviços Relevantes de 2ª Classe.
Um momento que traduz “o nosso profundo reconhecimento à pessoa do Tenente-Coronel Jacob Tyler Coutre, que no cumprimento do seu mandato trabalhou “para o estreitamento dos laços de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América”, disse a Ministra de Estado e da Defesa Nacional durante a cerimónia.
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, destacou “os esforços feitos pelo condecorado, para que Cabo Verde pudesse receber e ainda distribuir, em tempo célere e útil, as vacinas para a proteção da população cabo-verdiana”. Evidenciou ainda, “o delinear do Plano de Ação para a especial e importante parceria com o Estado de New Hamshire”, bem como “o reforço das capacidades técnicas e operacionais da Guarda Costeira cabo-verdiana.
No quadro das realizações alcançadas, também em resultado do dinamismo particular imprimido pelo Tenente-Coronel Jacob, destacam-se ainda “o projeto para a construção do cais para a Guarda Costeira, em São Vicente” e a “aprovação do aumento do financiamento para treinamento, formação e capacitação dos militares cabo-verdianos”.
Razões que levam a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, a considerar “meritório e de toda a justiça, reconhecer o seu abnegado empenho que hoje nos coloca perante uma cooperação muito mais forte, e com ganhos evidentes tanto para Cabo Verde como para os EUA”.
Fonte: Página Oficial do Ministério da Defesa Nacional