Assinatura do acordo sede entre o Governo de Cabo Verde e a CEDEAO relativo ao Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G

Presente na cerimónia de assinatura do Acordo Sede entre o Governo de Cabo Verde e a CEDEAO relativo ao Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, que aconteceu, no dia 26 de outubro de 2022, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, realçou a importância da implementação deste Centro no nosso país, que, segundo a mesma, “representa uma valoração muito importante de Cabo Verde no cenário sub-regional e também global”.
Destacou ainda, que a implementação deste Centro vai permitir com que, em articulação com os demais outros centros que fazem parte da Arquitetura de Yaoundé, se “possa contribuir com informações de segurança” que “permitam a todos os países que fazem parte, não só da Zona G, mas também das outras zonas da sub-região, ter um aumento em matéria de segurança marítima”.
“Com isso estamos a predispor-nos para, em parceria com a CEDEAO, ajudar e contribuir com as nossas forças e com as nossas energias para aquilo que é um resultado global que todos nós devemos prosseguir que é a contribuição para mais paz e para mais segurança”, assegurou a Ministra de Estado e da Defesa Nacional.
Na ocasião a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, destacou o apoio importante dos parceiros, em particular da Alemanha que, neste momento “vai ajudar com início da implementação”, não obstante já estar garantida, no Orçamento de Estado de 2023, a verba necessária para o funcionamento deste Centro.
O Acordo foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. Rui Figueiredo Soares e pela vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Damtien Larbli, tendo a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, expressado a satisfação do Governo pela concretização.