CEMFA participa no Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança na África

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, participou, entre os dias 24 e 25 de outubro, na 8ª Edição Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança na África, versando o tema “África posta à prova por choques exógenos: desafios de estabilidade e soberania” (Forum International de Dakar sur la Paix et la Securite en Afrique – “l’Afrique à l’épreuve de chocs exogenes: défis de stabilité et de souverainetés“), em Dakar, Senegal.
O Chefe do Estado-Maior, acompanhado do seu Diretor de Gabinete, Capitão-de-Patrulha José Tavares, mostrou-se satisfeito pela participação num evento tão distinto a nível internacional e afirmou que as temáticas discutias visam a procura de soluções para a consolidação da paz e estabilidade no continente Africano   
O Fórum Internacional de Dakar, realizado no Centro de Conferências “Abdou Diouf “(CICAD), tinha como pano de fundo impulsionar uma reflexão profunda sobre as convulsões geopolíticas que acentuam as ameaças e incertezas sobre a soberania e estabilidade do continente africano. O evento foi organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses no Exterior (MAESE) e o Centro de Estudos Avançados de Defesa e Segurança (Centre des hautes études de défense et de sécurité-Cheds).
De realçar, a participação do Presidente da Republica e Comandante Supremo das Forças Armadas, Dr. José Maria Neves, que fez parte de um painel de alto nível juntamente com os seus Homólogos do Senegal e de Angola, Macky Sall e João Manuel Gonçalves Lourenço, respetivamente, dissecando sobre os desafios da estabilidade e soberania no continente.
A 8ª edição do Fórum contou com vários ateliers temáticos, juntando mais de 300 participantes; líderes africanos e de outros continentes, empresários, doadores institucionais e especialistas de alto nível, com o propósito de encontrar respostas às crises que África atravessa, em prol do desenvolvimento do continente e do bem-estar das populações.