Dia da Defesa Nacional – 06 Novembro

O Dia da Defesa Nacional, instituído pela Resolução nº 14/2011 de 07 de março, comemora-se anualmente no dia 06 de novembro, visando reforçar o elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil, construir e reforçar a consciência cívica cabo-verdiana, através da divulgação, reflexão e debate de temas pertinentes, para a problemática da segurança e defesa nacional, para o papel das Forças Armadas e, ainda promover a cidadania, os valores éticos e o culto do patriotismo.
Para comemorar e assinalar a efeméride, as Forças Armadas de Cabo Verde em conjunto com o Ministério da Defesa Nacional, realizaram um conjunto de atividades, com destaque para o Fórum de Reflexão sobre o Serviço Militar Obrigatório, o Programa “Soldado por um Dia”, Feiras de Saúde, o tradicional Desfile Militar, Palestras no Centro de Pupilos das Forças Armadas e em algumas Escolas Secundarias de São Vicente, Sal e Santiago, além de atividades desportivas em todos os Comandos e Serviços.
O Fórum de Reflexão sobre o Serviço Militar Obrigatório, realizado pelo Ministério da Defesa Nacional, decorreu no dia 04 de novembro, na Sala de Conferências do Palácio do Governo, também foi transmitido online e visou lançar um debate reflexivo a volta do conceito, conteúdo, extensão e abrangência do Serviço Militar Obrigatório, à luz dos novos desafios que se colocam ao país.
No dia 05 de outubro, foi realizado no Comando da Guarda Costeira o Programa “Soldado por um Dia” e um dia antes o Centro de Operações e Segurança Marítima (COSMAR) tinha recebido uma visita de estudos dos Alunos do 11ª Ano CT da Escola Secundaria de Achada Grande.
Na mesma data, o Comando da Primeira Região Militar recebeu alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade dos Liceus de São Vicente para participaram em várias atividades na Unidade Manuel Monteiro, no âmbito do Programa “Soldado por um Dia”. Realizou na Praça Dom Luís uma Feira de Saúde, demostração da técnica, divulgação de informações sobre Serviço Militar Obrigatório e informações sobre o Programa Soldado executado pelos instrutores do Centro de Instrução Militar.
Também no Comando da Segunda Região Militar foi realizado uma palestra no Complexo Educativo Manuel António Martins sobre o Serviço Militar Obrigatório com o testemunho de um antigo militar que foi formado no âmbito do Programa Soldado Cidadão, recebeu alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz e do Complexo Educativo Manoel António Martins por causa do Programa “Soldado por um Dia”, realizou na Praça D’Água demostração da técnica e divulgação de informações sobre Serviço Militar Obrigatório e informações sobre o Programa Soldado Cidadão e uma Feira de saúde na Praça 19 de setembro.
O Comando da Terceira Região Militar também realizou no Quartel em Achada Mato o Programa “Soldado por um Dia” com alunos do Agrupamento da Achada Grande Frente, participou de demonstração da técnica e na Feira de Saúde em conjunto com o Comando do Pessoal na Rua Pedonal do Plateau e a Banda Militar abrilhantou os presentes com um concerto.
O Centro de Pupilos e a Unidade de Operações Especiais realizaram um dia especial ao Pupilos, com palestras e demonstração da técnica. 
As atividades alusivas ao Dia da Defesa Nacional culminaram, no dia 06 de novembro, com o tradicional Desfile Militar nas cidades do Mindelo, Espargos e Praia, com a participação de outras Forças de Segurança (Policia Nacional e Guarda Municipal da Praia) que fecharam em grande e com o brilho pretendido as celebrações.
No final do desfile na Cidade da Praia a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis chamou a atenção “para a importância do envolvimento de todos em torno desta data, conquanto que a defesa nacional não é só uma responsabilidade das Forças Armadas, sendo essencialmente uma conjugação de esforços, de energia e de capacidades para podermos garantir os interesses da Nação”.