ILHÉU DOS PÁSSAROS realiza suas primeiras evacuações entre Brava e Fogo

No dia 6 de novembro, chegava no porto de Furna, na ilha mais a sudoeste do País, a embarcação “ILHÉU DOS PÁSSAROS”, por determinação do Governo, cumprindo assim, uma das medidas consubstanciadas no Plano Estratégico do Desenvolvimento da Guarda Costeira 2017 – 2027.
A embarcação que tem com porto de base, o Porto de Furna, servirá toda a zona das Ilhas de Fogo e Brava e, será empenhada nas atividades relacionadas com a fiscalização marítima e costeira, busca e salvamento, apoio à proteção civil, luta contra tráfegos ilícitos, luta contra pesca ilegal, entre outras, e, sempre que necessário, sob responsabilidade do departamento governamental responsável pela área da saúde, efetuará missões de evacuações medicas.
O Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC), recebeu no dia 08 de novembro uma chamada telefónica do Delegado de Saúde da ilha da Brava, solicitando uma evacuação medica (MEDEVAC) para a ilha do Fogo de três pacientes, sendo uma criança de cinco anos, com um principio de epilepsia e duas senhoras de 65 e 47 anos com principio de um AVC e um trauma ocular, respetivamente.
O JRCC de imediato empenhou o Navio SAR Ilhéu dos Pássaros, comandado pelo Primeiro-Sargento Adérito Fonseca, tendo o navio largado do Porto da Furna as 13:15 em direção à ilha do Fogo com os três pacientes e acompanhantes e um médico. O navio atracou no Porto dos Cavaleiros no Fogo às 14:06, efetuando a evacuação com sucesso e dentro das normas de segurança.
Após reabastecer e retornar à ilha na Brava, por volta das 15:06, o navio voltou a se deslocar a ilha do Fogo, tendo a bordo um paciente e seu acompanhante para ser também encaminhado ao Hospital Regional de São Francisco de Assis, fazendo um total de 4 pacientes evacuados, logo no início da sua missão na Ilha da Brava.
De recordar que a instalação de um Destacamento Militar e colocação de forma permanente de uma embarcação da Guarda Costeira na ilha Brava resulta da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Guarda Costeira (2017- 2027) aprovado e em vigor, com intuito de garantir maior vigilância e fiscalização das atividades ilícitas que possam ocorrer na região, mas também para reforçar a capacidade do país de realizar operações de busca e salvamento e apoiar na proteção civil, bem como nas evacuações médicas.