Cerimónia de Juramento à Bandeira Nacional da 2ª Incorporação Militar de 2022

Aconteceu, no dia 13 de novembro, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, a cerimónia de ratificação do Juramento à Bandeira Nacional dos soldados da 2ª Incorporação Militar de 2022.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro do Mar, Dr. Abraão Aníbal Barbosa Vicente, em representação da Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis e do Governo de Cabo Verde e contou, pela primeira vez, com a presença do Contra-Almirante António Duarte Monteiro, enquanto Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Na sua alocução o Ministro do Mar destacou a importância das Forças Armadas enquanto escola de valores “hoje com orgulho estes 405 jovens juraram amor e devoção à pátria e ao seu povo. A passagem desses jovens pelas fileiras, tem permitido, não só a receção do treino militar, destreza e condição física, mas também uma importante educação para o futuro. Nesta escola de cidadania, que as forças armadas também configuram, os nossos jovens têm criado hábitos de disciplina, obediência e aprendido a valorizar os símbolos nacionais, fundamental para o reforço da identidade da nossa Nação”.
O Ministro do Mar enalteceu a importância do serviço militar para um Estado soberano, e sublinhou que “sem o treinamento militar não será possível aumentar o número de militares rapidamente e na quantidade necessária, para que em situações de crise o país possa responder garantindo a segurança do país”, lembrando que “são esses soldados que após a sua passagem à disponibilidade irão contribuir para o desenvolvimento deste país. É com consciência da importância do vosso trabalho, que não poderia deixar de dirigir a minha palavra de apreço pelo vosso labor, sendo que muitas vezes, mesmo com sacrifícios dos interesses pessoais, demonstraram sempre um elevado espírito de missão, dedicação, abnegação, de sacrífico e entrega a uma causa maior”.
Afiançou, ainda que, o Governo de Cabo Verde, reconhece o contributo que as Forças Armadas de Cabo Verde dão a este país, e é por isso “que pretendemos continuar a trabalhar na sua modernização, através da revisão do sistema de justiça militar, do serviço de saúde militar, revisão do programa do soldado cidadão, no reforço da base de instrução militar dos recrutas”.
Realizaram a ratificação do Juramento à Bandeira Nacional 405 jovens, sendo que 45 da especialidade de Fuzileiros Navais e 17 da especialidade de Marinha ainda continuam as suas formações específicas. De entre os restantes soldados da especialidade de Polícia Militar, 12 têm valência de Transmissões e 10 em Socorrismo de Combate. Fizeram parte, do Batalhão de Instrução desta incorporação 5 mulheres e pela primeira vez uma mulher encontra-se a participar na formação de Marinheiros.
Durante a cerimónia, os presentes presenciaram a tradicional Passagem de Testemunho, que se efetuou através da entrega simbólica da Espingarda Automática AKM, pelo Soldado Júnior Almeida Ferreira, que terminou o serviço militar, ao seu irmão de sangue o Soldado Adilson Almeida Ferreira, que terminara de prestar o juramento de fidelidade perante a Bandeira, simbolizando a continuidade da responsabilidade ativa da defesa armada da Pátria.
Foram ainda premiados e enaltecidos publicamente os melhores classificados de cada especialidade, à exceção dos Fuzileiros e Marinheiros cujos os cursos ainda decorrem.
A segunda parte da cerimónia contou com a também tradicional demonstração da técnica, onde os soldados recéns jurados realizaram demonstrações das técnicas ministradas durante 9 semanas de instrução militar.