Evacuação médica realizada pelo Ilhéu dos Pássaros entre Brava e Fogo

O Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC), recebeu no dia 22 de novembro, por volta das 14:08, uma chamada telefónica do Delegado de Saúde da ilha da Brava, solicitando uma evacuação médica (MEDEVAC) para a ilha do Fogo de um paciente com a máxima urgência.
O Navio SAR Ilhéu dos Pássaros foi de imediato empenhado pelo JRCC o para realizar a referida evacuação médica. Após a chegada do paciente e da equipa medica, o navio largou do Porto da Furna as 14:25, em direção a ilha do Fogo, tendo atracado no Porto Vale dos Cavaleiros as 15:55.
A referida evacuação médica foi concluída com sucesso e dentro das normas de segurança, tendo o evacuado sido desembarcado e encaminhado ao Hospital regional São francisco de Assis para os cuidados necessários.
Desde a instalação do Destacamento Militar e colocação de forma permanente de uma embarcação da Guarda Costeira na ilha Brava já foram realizadas 5 missões de evacuação médica (MEDEVAC), tendo até ao momento sido evacuados 8 pacientes da ilha da Brava para a ilha do Fogo.