Primeira visita oficial do CEMFA aos Comandos e Serviços das Forças Armadas

Após aquilatar-se da situação das Forças Armadas e desenvolver bases do trabalho que pretende que seja desenvolvido durante a sua Comissão, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, iniciou no dia 23 de novembro a sua primeira visita oficial aos Comandos e Serviços das Forças Armadas, uma visita que tem como propósito conhecer in loco a situação de todos os Comando e Serviços e fazer a apresentação da Diretiva Estratégica para a sua Comissão, que deverá nortear o trabalho na instituição castrense, nos próximos três anos.
Na ilha de Santiago foram realizadas visitas ao Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, aos Quarteis do Eugénio Lima e Jaime Mota, ao Comando da Terceira Região Militar, bem como a todos os destacamentos militares na Praia e no interior. Faltando ainda visitar a sede da Fundação Social, o Centro de Pupilos, o Comando da Esquadrilha Aérea, o Centro de Operações e Segurança Marítima – COSMAR e o destacamento de Fontes de Almeida.
Na ilha de São Vicente serão realizadas visitas ao Comando da Guarda Costeira e suas dependências (Comando da Esquadrilha Naval, JRCC e as Unidades Navais no cais do Porto Grande), ao Comando da Primeira Região Militar, ao Centro de Instrução Militar do Morro Branco e ao destacamento de Monte Verde.
Na ilha do Sal serão realizadas visitas ao Comando da Segunda Região Militar e seus destacamentos militares e ao destacamento da Guarda Costeira no Porto da Palmeira.
De realçar ainda que durante a visita aos Comandos e Serviços, para além da apresentação da Diretiva Estratégica para a sua Comissão, o Chefe do Estado-Maior tem a intenção de realizar também encontros com os militares reservistas e reformados.