Apresentação da Diretiva Estratégica do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA) para os próximos três anos.

No âmbito da primeira visita oficial do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Contra-Almirante António Duarte Monteiro aos Comandos e Serviços das Forças Armadas, que vem acontecendo desde o dia 23 de novembro do corrente ano, foi feita a apresentação da respetiva Diretiva Estratégica do CEMFA para a Comissão, em curso, a qual aconteceu no dia 28 de novembro, no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas.
Na apresentação da referida Diretiva, o CEMFA informou que, em alinhamento com o estatuído no Programa do VIII Governo Constitucional 2021 – 2026, fez a definição da sua visão estratégica para a instituição castrense cabo-verdiana, esta que se assenta numas Forças Armadas motivadas, que deve desenvolver-se em um ambiente saudável, que se pretende criar dentro da organização militar do país, tendo como centro das prioridades os recursos humanos, almejando, com isso, um cada vez melhor desempenho individual e coletivo, dentro da corporação militar cabo-verdiana.
Um outro grande objetivo da aludida diretiva é fazer com que as nossas Forças Armadas sejam sempre credíveis e reconhecidas como inequívocos defensores dos mais altos valores da nação e do povo cabo-verdianos.
Um outro aspeto que o documento realça é o fortalecimento do pendor das Forças Armadas como uma instituição parceira das demais instituições do país, fortalecendo a cooperação e a colaboração que se querem estreitas, com os parceiros nacionais, regionais e internacionais, na promoção do bem-estar, da paz e segurança.
A referida diretiva aposta também numa melhor e mais eficaz organização das Forças Armadas, com base nos princípios que as norteiam, segundo os cânones constitucionais: a hierarquia e a disciplina, num contexto em ganha importância de relevo as ferramentas digitais de gestão e a comunicação, que devem ser utilizadas a todos os níveis.
O eixo central do documento apresentado é, por razões óbvias, a sua dimensão operacional. Pretende-se, durante a comissão correspondente, elevar para patamares satisfatórios a capacidade operacional das forças com vista ao cabal cumprimento das suas missões, no quadro da defesa dos interesses do Estado de Cabo Verde, no mar, no ar e em terra, tornando-as versáteis, de fácil adaptação aos desafios multifacetados dos dias que correm.
Para que as Forças Armadas alcancem tais objetivos, o documento salvaguarda que estas devem ser tecnologicamente ambiciosas, pelo que condições serão criadas, dentro das possibilidades, para que tal aconteça.
A Diretiva Estratégica do CEMFA para a sua comissão será apresentada, ainda, nos Comando da Guarda Costeira e Primeira Região Militar, com suas sedes em São Vicente e no Comando da Segunda Região Militar, cuja sede fica na Ilha do Sal.