Forças Armadas de Cabo Verde, no exercício “CIBER PERSEU”, pela primeira vez

Três militares cabo-verdianos participaram, via on-line, no exercício de ciberdefesa “CIBER PERSEU 2022” (CyP22), promovido pelo Exército Português. O mesmo, de cariz conjunto, combinado e interagências, decorreu de 14 a 18 de novembro do corrente ano, e teve como finalidade praticar respostas a uma situação de crise cibernética e promover capacidades de ciberdefesa.
Fizeram parte do exercício, que já vai na sua 11ª edição, para além das Forças Armadas de Portugal, as de Cabo Verde, do Brasil, da Espanha, da Índia, do Marrocos, de Moçambique e da Roménia, num processo que contou com a participação de cerca de 50 organizações.
O aludido exercício baseado num cenário possível, permitiu aos participantes cabo-verdianos testar, avaliar e reforçar as capacidades, o seu nível de prontidão e competência, no quadro de resposta a ciberataques.
O exercício foi contextualizado de modo a permitir testar o sistema de redes informáticos, com o objetivo de encontrar vulnerabilidades nas infraestruturas de rede e principais portas de acesso, que possam ser utilizadas para um ataque, sem deixar de ver as que poderão ser criadas pelo mau uso dos seus utilizadores finais.