Ato Central das Comemorações do 56º Aniversário das Forças Armadas

Realizou-se, ontem 15 de janeiro, na Avenida Cidade de Lisboa, na Várzea-Praia, o Ato Central das Comemorações do 56º Aniversário das Forças Armadas. A referida cerimonia foi presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Dr. José Maria Pereira Neves e contou com a presença da Ministra do Estado e Ministra da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, bem como outros convidados militares e civis, e uma forte presença da sociedade civil.  
No seu discurso, o Chefe do Estado-Maior, cumprimentou de forma calorosa a todos os presentes que se dignaram a conceder maior brilho a cerimónia, e neste início de ano, endereçando-os os “mais calorosos e francos votos de um ano de 2023 de muita saúde e prosperidade, vaticinando que a paz reine no mundo inteiro”.
Afirmou que o Presidente da República ao se dignar a “presidir a cerimónia do ato central desta importante data das Forças Armadas, instituição à qual é, à luz da Constituição, Comandante Supremo, mostrou o vosso reconhecimento e afeto pela nossa instituição” A Ministra da Defesa Nacional manifestou os profundos agradecimentos pela presença neste ato, enquanto tutela da Defesa, e endereçou-lhe os “mais sinceros votos de muita prosperidade, neste ano que ora se inicia e sucessos nas suas ingentes funções”.
Deixou uma palavra de apreço aos Oficiais Generais que o antecederam no cargo de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, aos Combatentes da Liberdade da Pátria e felicitou todos os militares no ativo, na reserva e na reforma, bem como aos funcionários civis que serviram e continuam a servir Cabo Verde nas Forças Armadas.
Realçou que “ao longo da história do país, as Forças Armadas foram sempre chamadas a intervir nas situações de maior dificuldade, com resultados por todos reconhecidos.” E tendo em devida conta o “contexto geoestratégico no qual Cabo Verde se encontra inserido, é vital a aposta na contínua reforma, modernização, capacitação e operacionalidade das Forças Armadas, aprontando-as para o cumprimento de todas as suas missões, com destaque para a segurança cooperativa, a vigilância e o controlo dos espaços de interesse nacional e uma rápida resposta às situações de catástrofes ou calamidades e ainda cumprir com as suas obrigações decorrentes de instrumentos internacionais ratificados por Cabo Verde.”
Terminou lembrando que “15 de janeiro é um dia de balanço e de perspetivar o futuro das Forças Armadas, mas é também um dia festivo, em que deve prevalecer a solidariedade, a camaradagem e o respeito mútuo entre nós”.
Por sua vez, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, assegurou que “temos todas as razões para celebrar a grandeza das nossas Forças Armadas”, que “reside na sua elevada missão Constitucional”. Neste contexto destacou “as tarefas de elevadíssima responsabilidade” que as Forças Armadas têm, bem como “a coragem, a força, a energia, e o forte sentido patriótico”, com os quais têm cumprido as inúmeras missões que lhes são atribuídas. Por estas razões, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, assegurou que celebrar as Forças Armadas, “é celebrar a sua disponibilidade e o seu sentido de missão para com o povo cabo-verdiano, para com a Constituição da República e para com o Estado de Direito Democrático”.
Ao falar dos novos desafios que o país e mundo atravessam, a Ministra da Defesa Nacional, destacou as reformas que estão sendo introduzidas com vista a “dotar as Forças Armadas de Cabo Verde de mais meios, mas sobre tudo de estratégias para coloca-las a nível dos desafios atuais e vindouros”.
Ao fazer o uso da palavra o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, aproveitou a ocasião para “louvar, mais uma vez, o percurso de uma das mais prestigiadas instituições da República e que constitui um grande motivo de orgulho para todos os cabo-verdianos”.
O Presidente da República considera que Forças Armadas, desde a antecâmara da independência Nacional, passando pela abertura democrática, aos dias de hoje, têm sido portadoras e defensoras dos princípios e valores essenciais para a grandeza da República, como a “honra, o orgulho, a generosidade, o altruísmo, a probidade, o mérito, o companheirismo, e o respeito pelos símbolos nacionais e pelos órgãos de soberania”, e que tem inspirado gerações de jovens.
Forças Armadas de Cabo Verde
15 de janeiro de 1967 – 15 de janeiro de 2023
56 Anos, Servindo a Nação em Terra, no Mar e no Ar