CEMFA realiza visita ao Exercício OBANGAME EXPRESS 2023 (OE22)

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-almirante António Duarte Monteiro, realizou uma visita ao Centro de Operações de Segurança Marítima – COSMAR, onde está a decorrer o Table Top Exercise no âmbito do Exercício OBANGAME EXPRESS 2023 (OE23).  
O Obangame Express é um exercício conjunto e combinado que se realiza anualmente entre os países da região Ocidental e Central Africana no Golfo da Guiné (GG) com foco no aumento da cooperação regional e interoperabilidade para melhorar a segurança marítima.
O exercício decorre de 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023 onde participarão 33 países, dos estados ribeirinhos da CEEAC (Comunidade Econômica dos Estados da África Central), CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e convidadas da região do atlântico norte e sul. O exercício decorre em simultâneo em todos os países que fazem parte a região do golfo da guiné, onde o anfitrião a Nigéria alberga o Estado-Maior do Exercício.
De 24 a 26 de janeiro no COSMAR, realizou-se o exercício de mesa com membros da Zona G da Arquitetura de Yaoundé (Gâmbia, Guiné-Bissau e Senegal).
Durante a sua visita, o Chefe do Estado-Maior manifestou a sua satisfação pela realização do referido exercício no COSMAR, que classificou de muito benéfico e importante para as Forças Armadas de Cabo Verde e para aquelas de todos os países participantes.
Externou o desejo de que as metas sejam alcançadas e que os participantes, juntos, consigam trabalhar para o reforço da segurança da nossa sub-região. Terminou desejando sucessos na realização de mais um exercício OBANGAME EXPRESS.