As Forças Armadas de Cabo Verde participaram com uma Força Tarefa de 19 Militares, dos quais 17 da Unidade de Operações Especiais, no Exercício Multinacional Flintlock 2023 (FLK-23) que decorreu de 01 a 15 de março em Gana e Costa do Marfim.
Cabo Verde participou no exercício com 1 Oficial no Estado-Maior Conjunto e Combinado (JMHQ), 1 Oficial no Estado-Maior do Grupo Tarefa de Operações Especiais (SOTG VOLTA) e 17 militares no terreno, integrando a Segunda Unidade Tarefa de Operações Especiais (SOTU2) do SOTG VOLTA. A projeção do contingente nacional foi feita numa aeronave militar das Forças Armadas Espanholas.
O Exercício Flintlock é um exercício militar regional organizado pela U.S. AFRICOM – United States Africa Command (Comando dos Estados Unidos para a África) que acontece anualmente, envolvendo forças de Operações Especiais de países Africanos, Europeus e Americanos.
O exercício FLINTLOK foi realizado pela primeira vez em 2006 e destina-se a fortalecer a capacidade das principais nações da região saheliana para o combate a organizações extremistas violentas, proteger as suas fronteiras e proporcionar segurança para as suas populações. Além disso, o exercício reforça as parcerias entre as Forças de Operações Especiais das nações africanas e ocidentais e as agências ligadas à segurança e defesa, aumentando a sua capacidade de trabalhar em conjunto durante as operações multinacionais em curso e em resposta a crises.
Esta é a quinta participação da Unidade de Operações Especiais das Forças Armadas de Cabo Verde no Exercício Flintlock e representa o empenhamento de Cabo Verde nas questões de segurança e defesa regionais.