Cabo Verde recebeu primeira Cimeira das Forças Marítimas Africanas (AMFS)

Foi realizado em Cabo Verde a primeira Cimeira das Forças Marítimas Africanas – African Maritime Forces Summit (AMFS 2023), sob o lema “Segurança no Mar Permite Estabilidade em Terra” – “Security At Sea Enables Stability Ashore”, de 20 a 22 de março de 2023, na Ilha do Sal, no Hotel Hilton Resort. 
A AMFS foi co-realizada pelos Estados Unidos da América e Cabo Verde. A delegação dos EUA foi composta pelo Secretário da Marinha, Sr. Carlos Del Toro, pelo Comandante da Guarda Costeira, pela cúpula da U.S. AFRICOM – United States Africa Command (Comando dos Estados Unidos para a África) e outros líderes do Departamento de Defesa e Interagências. Da parte Cabo-verdiana, a delegação chefiada pelo Primeiro-Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, incluia a Ministra do Estado e Ministra da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, o Diretor Nacional de Defesa, Tenente-Coronel Domingos Correia e o Comandante da Guarda Costeira, Capitão-do-Mar Armindo Graça. 
A cerimónia de abertura da AMFS 2023, que aconteceu no dia 20 de março, foi presidida pelo Primeiro-Ministro e pelo Secretário da Marinha dos EUA, tendo de seguida, as delegações de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América participado de uma reunião bilateral, com a finalidade reforçar as boas relações que já existentes entre os dois países em matéria de segurança e defesa, particularmente no que se refere à segurança marítima.
Primeiro dia, da AMFS foi ainda marcado com uma visita do Primeiro-Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, que se fez acompanhar da Ministra do Estado e Ministra da Defesa Nacional e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, ao navio USS Bulkeley (DDG-84) dos Estados Unidos da América, que se encontrava em missão na Ilha do Sal no âmbito da AMFS.
No mesmo dia foi realizada, ainda, uma reunião bilateral a entre Ministra de Estado e da Defesa Nacional e o Major-General, David Mikolaities Adjunto da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire dos EUA.
No ambito da Cimeira, foram apresentados diversos paineis, nomeadamente: Abordagem Estratégica para a Segurança Marítima, Perspectivas Operacionais de Segurança Marítima, Combater a Atividade Marítima Ilicita , Papel da Infantaria Naval, bem como, Discussões de Interoperabilidade Regional e partilha de Iniciativas entre Regiões.
O Chefe do Estado-Maior aproveitou o ensejo, para a margem da cimeira, estabelecer contatos bilaterais com os Chefes das Delegações da Itália, Brasil, Djibuti e Angola.
A cerimónia de encerramento da AMFS 2023 foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro e pelo Comandante das Forças Navais dos EUA na Europa/África, Almirante Stuart Munsch.