Forças Armadas de Cabo Verde participam no Exercício Multinacional Flintlock 2023

As Forças Armadas de Cabo Verde participaram com uma Força Tarefa de 19 Militares, dos quais 17 da Unidade de Operações Especiais, no Exercício Multinacional Flintlock 2023 (FLK-23) que decorreu de 01 a 15 de março em Gana e Costa do Marfim.
Cabo Verde participou no exercício com 1 Oficial no Estado-Maior Conjunto e Combinado (JMHQ), 1 Oficial no Estado-Maior do Grupo Tarefa de Operações Especiais (SOTG VOLTA) e 17 militares no terreno, integrando a Segunda Unidade Tarefa de Operações Especiais (SOTU2) do SOTG VOLTA. A projeção do contingente nacional foi feita numa aeronave militar das Forças Armadas Espanholas.
O Exercício Flintlock é um exercício militar regional organizado pela U.S. AFRICOM – United States Africa Command (Comando dos Estados Unidos para a África) que acontece anualmente, envolvendo forças de Operações Especiais de países Africanos, Europeus e Americanos.  
O exercício FLINTLOK foi realizado pela primeira vez em 2006 e destina-se a fortalecer a capacidade das principais nações da região saheliana para o combate a organizações extremistas violentas, proteger as suas fronteiras e proporcionar segurança para as suas populações. Além disso, o exercício reforça as parcerias entre as Forças de Operações Especiais das nações africanas e ocidentais e as agências ligadas à segurança e defesa, aumentando a sua capacidade de trabalhar em conjunto durante as operações multinacionais em curso e em resposta a crises.
Esta é a quinta participação da Unidade de Operações Especiais das Forças Armadas de Cabo Verde no Exercício Flintlock e representa o empenhamento de Cabo Verde nas questões de segurança e defesa regionais.