Guarda Costeira coordena missão SAR em busca da embarcação de boca aberta “Linda Silva”

O Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC) do Comando da Guarda Costeira, recebeu por volta das 18h40, do dia 03 de maio, uma chamada telefónica do Delegado Marítimo da Ilha de São Nicolau, informando que uma embarcação de boca aberta, de nome “Linda Silva”, tinha sido declarada como desaparecida e que a mesma estava sendo tripulada por um individuo do sexo masculino, identificado como sendo Alecson Soares Salvador, de 37 anos de idade e único tripulande a bordo.
Segundo informações recolhidas a referida embarcação encontrava-se navegando nas proximidades do Ilhéu Raso, em faina de pesca, local onde o tripulante informou que iria pescar.
De imediato o JRCC definiu a possível área alargada de busca e, em coordenação com a Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR), acionou dois navios de pesca e algumas embarcações de boca aberta que se encontrava na aérea para apoiar na missão de busca e salvamento
Informa-se que as buscas foram suspensas às 22h30, do dia 03 de maio e retomadas no dia 04 de maio, por volta das 08h30, sendo ainda reforçadas com mais um navio de pesca.
Foi igualmente solicitado, no dia 04 de maio, assistência ao MRCC Dakar (Maritime Rescue Coordination Center) para apoiar nas buscas com um meio aéreo. Tendo sido disponibilizado a aeronave Falcon 50, que iniciou as buscas às 15h00, sobrevoando a área definida, sem avistar a embarcação perdida, tendo suspendido as buscas as 18h30.
As buscas pela embarcação de boca aberta “Linda Silva” foram retomadas, hoje, 05 de maio, com dois navios de pesca e mais tarde foram reforçadas com mais um navio, após coordenação com o Comando da Guarda Costeira e a CNCSAR.
Por voltas das 15h00, dois navios cessaram as buscas, sem nenhum sinal da embarcação perdida, tendo os navios vasculhado a zona dos Ilhéus e “Ponta Vermelharia”.
Um navio encontra-se ainda a procura da embarcação desaparecida.
Em atualização.