Guarda Costeira coordena missão de evacuação médica de recém-nascido de Santo Antão para São Vicente

O Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC) do Comando da Guarda Costeira, recebeu no dia 05 de maio, por volta das 19h54, uma chamada telefónica do Hospital Dr. João Morais, em Ribeira Grande, Santo Antão, solicitando uma evacuação médica (MEDEVAC) de um paciente (bebé com um mês de idade) com a máxima urgência para a ilha de São Vicente.
Face a indisponibilidade de meios e ciente da necessidade premente de realizar a referida missão, o JRCC de imediato encetou diversos contatos, tendo em vista a realização da evacuação.
Em contato com a Administração do Porto Grande do Mindelo, foi disponibilizado o rebocador Monte Cara e feitas as devidas coordenações, o Administrador do Hospital Dr. João Morais foi informado, do desenrolar do processo e o paciente foi encaminhado, para o Cais do Porto Novo, onde a bordo do rebocador Monte Cara iria ser evacuado para São Vicente.
O rebocador Monte Cara largou do Porto Grande do Mindelo às 22h34 e concluiu a evacuação às 00h30, horário que regressou a São Vicente.
A evacuação foi concluída com sucesso e dentro das normas de segurança, tendo o paciente sido desembarcado e encaminhado ao Hospital Baptista de Sousa, para o devido tratamento.