Direção de Comunicações realiza exposição no âmbito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

A Direção de Comunicações, do Comando da Logística, realizou uma exposição de equipamentos de telecomunicações existentes nas Forças Armadas de Cabo Verde, no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), no dia 17 de maio, destinada a alunos e colaboradores. O tema da exposição foi “Comunicação Sem Fio – Evolução dos Equipamentos de Rádio e Informáticos das Forças Armadas”, alusivo ao Dia Mundial das Telecomunicações da Sociedade de Informação.
Atendendo à recente assinatura de um Protocolo entre o CERMI e o Ministério da Defesa Nacional, no âmbito do “Programa Soldado Cidadão”, que abrange vários cursos, incluindo o de Instalações Elétricas e Infraestruturas de Telecomunicações em Edifício, a CERMI mostrou-se como o local mais adequado para a realização desta exposição, sendo que é do interesse dos alunos, estes estarem em contacto com as tecnologias que estudam, de forma a absorverem mais efetivamente os conhecimentos, bem como a consciencialização dos mesmos a respeito das tecnologias de telecomunicações e sua evolução nas Forças Armadas de Cabo Verde.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebra-se anualmente no dia 17 de maio, evidencia a função transformadora e estimulante das comunicações e da informação nas sociedades e a necessidade universal de se comunicar e cooperar através das fronteiras. A comemoração da efeméride visa ainda incentivar ações que chamem a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem com a Internet e outras formas de telecomunicação, acabar com a exclusão digital e promover a segurança digital. É comemorado no dia 17 de maio, desde 1865, quando foi fundada a União Telegráfica Internacional, e que em 1930 viria a transformar-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT), que é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias de informação e comunicação, destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais.