Cerimónia de Juramento à Bandeira Nacional da 1ª Incorporação Militar de 2023

Realizou-se no dia 21 de maio, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, a Cerimônia de Ratificação do Juramento à Bandeira Nacional dos soldados da 1ª Incorporação Militar de 2023, com um batalhão de instrução que contou com um efetivo final de 364 recrutas, sendo um deles do sexo feminino. O momento foi, ainda, marcado por uma homenagem aos 8 militares falecidos no acidente do dia 2 de abril, em Guindão, Tarrafal de Santiago.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Educação, Dr. Amadeu Cruz, em representação do Governo de Cabo Verde e contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, entre outros convidados civis e militares.
Durante o seu discurso, o Ministro da Educação afirmou que “nas Forças Armadas os jovens aprendem e reforçam os princípios da defesa da soberania nacional, assente no primado da Constituição da República, da liberdade e do Estado de Direito Democrático e Pluralista.” O governante realçou que “o Serviço Militar promove o respeito e proteção da dignidade da pessoa humana, o patriotismo, o civismo, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade real, a honra, a honestidade e a coragem, para além de assimilar ensinamentos em matérias, tecnicamente, militares”.
Segundo o Ministro, as Forças Armadas, além de serem “a componente militar da defesa, são também uma instituição de oportunidades tanto a nível de formação como a nível de emprego, desenvolvendo um conjunto de programas, formações e cursos em diversos ramos e especialidades, em parceria com vários países”.  
Afirmou, ainda, que “as Forças Armadas, pela sua missão e pelas suas atribuições, têm dado um grande contributo a este país, não só na formação moral e cívica dos jovens, como na defesa do território nacional, na manutenção da ordem e do respeito à Constituição, além do apoio a outras instituições e prestação de serviços à população” e por isso “merecedoras de toda a confiança que a população deposita nelas”.
A segunda parte da cerimónia contou também com a tradicional apresentação de aspetos aprendidos no processo de instrução.
O recrutamento que ora chega ao fim, com a distribuição dos recém jurados para as suas unidades de destino, em vários pontos do país, teve a duração de 10 semanas, e se organizou em duas fases, a primeira de 5 semanas de Preparação Militar Básica e a segunda, igualmente, de 5 semanas destinadas a cursos de especialidades em diversas áreas, nomeadamente, Polícia Militar,  Polícia Militar com valência em Socorrismo de Combate, Polícia Militar com valência em Transmissões, bem como Fuzileiros Navais e Marinheiros, cujos cursos ainda decorrem.