
Os cursos enquadram-se no Plano de Atividades Desportivas das Forças Armadas para o ano de 2023, em parceria com o IDJ e conforme o protocolo de parceria institucional assinado entre as duas Instituições, e tiveram como finalidade capacitar os militares, na qualidade de dirigentes desportivos, desenvolver e potencializar o desporto militar e a preparação dos atletas para competições internacionais.
Ao fazer o uso da palavra, a Administradora do IDJ, Dra. Ivanilda Reis disse que “o IDJ entende que o desporto militar e o desporto escolar são dois subsistemas do desporto nacional que merecem uma atenção especial e devem ser apostas prioritárias para consolidação do nosso sistema desportivo”.
Por sua vez, o Comandante do Pessoal, Tenente-Coronel José Lopes de Almeida, afirmou que “desporto, além de proporcionar o aperfeiçoamento da capacidade física do militar, faz com que valores, como disciplina, determinação, coragem, espírito de corpo, camaradagem, autoconfiança e dedicação, tornem-se rotina na vida do militar” e que as formações serão “muito importantes no desenvolvimento dos atletas e treinadores, bem como para o desenvolvimento das modalidades no seio das Forças Armadas e da Sociedade”.
As ações de formação estiveram a cargo dos formadores do Instituto do Desporto e da Juventude e das Forças Armadas, sendo destinada a 36 formandos, 14 na modalidade de atletismo, 14 de boxe e 08 no judo, contando também com a participação de alguns elementos da Federação Cabo-verdiana de Boxe.
A formação culminou com o ato de entrega de certificados aos 36 participantes e do cinturão laranja aos atletas de Judo. Durante a cerimónia, foi ainda, anunciado a retoma dos Jogos Militares Nacionais, em dezembro do corrente ano.