Início do Curso de Operações Especiais

Teve início, hoje, dia 29 de maio, o 2º Curso de Operações Especiais realizado em Cabo Verde, para Oficiais, Sargentos e Praças, com vista ao reforço dos efetivos da Unidade de Operações Especiais (UOE). A cerimônia de Abertura foi presidida pelo Comandante da Guarda Nacional, Coronel Casimiro Moreno Tavares e contou ainda com a presença do Comandante da Logística, do Diretor de Formação e Instrução do Comando do Pessoal, do Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, entre outros convidados militares.  
Ao fazer o uso da Palavra, o Comandante da Guarda Nacional augurou os “melhores sucessos na materialização do curso, muito necessário para o incremento das capacidades operacionais da UOE”. Reafirmou o “reconhecimento da importância da UOE para o país, e apreciamos de forma valorosa, a atitude responsável e profissional, como a mesma tem encarado o seu dever e o cumprimento das suas missões, tanto no país como no exterior, dignificando e prestigiando de que maneira as nossas Forças Armadas”.
Aos formandos lembrou que “é requerido de todos, redobrados esforços, muita dedicação, abnegação, entrega à causa, vontade de crescer e de aperfeiçoar mais e mais a cada dia”. Realçando que “é necessário que recorram e cultivem a cada momento os valores que orientam as nossas Forças Armadas, nomeadamente: a honra, a disciplina, a integridade, a lealdade, a camaradagem, o rigor e o patriotismo. Cultivem igualmente o espírito de corpo e a solidariedade, para que possam se manter firmes, motivados e se ajudarem uns aos outros, afim de superarem todas as dificuldades que um curso dessa natureza possa impor. Juntos alcançarão o objetivo pretendido e o fim almejado por cada um”.
No decorrer do curso, os militares serão submetidos a um conjunto de desafios físicos, técnicos, táticos e psicossociais, que os deixarão aptos a integrarem a UOE e ao cumprimento das missões adstritas a unidade. Pois a UOE é uma unidade de intervenção rápida que integra subunidades de especialidades multidisciplinares, destinada a executar um largo espectro de missões de alto risco, em qualquer ponto do território nacional, incluindo operações de contra terrorismo, combate à criminalidade violenta e resposta a crise.