Realizou-se no dia 17 de junho, no Comando da Primeira Região Militar, São Vicente, a cerimónia de Comemoração do Dia da Unidade Manuel Duarte Monteiro, presidida pelo Comandante da Guarda Nacional, Coronel Casimiro Moreno Tavares.
Ao fazer o uso da palavra, o Comandante da Primeira Região Militar, Capitão-de-Navio, Alberto Teixeira, afirmou que comemorar o Dia da Unidade “constitui uma forma singela de transmitir às novas gerações, a real dimensão da valiosa contribuição dos Heróis e Mártires da Luta para a Independência de Cabo Verde”, e é uma “forma obrigatória de perpetuar na memória Coletiva do povo, o respeito e o reconhecimento a aqueles que, de forma abnegada, contribuíram com o sacrifício de suas próprias vidas para a edificação da pátria cabo Verdiana livre e soberana”. Por fim enalteceu “a competência, zelo e dedicação, dos efetivos, que têm contribuído irrevogavelmente para a constante afirmação do Comando da Primeira Região Militar”.
Por sua vez, o Comandante da Guarda Nacional e Presidente de Honra da cerimónia deixou palavras de agradecimento aos efetivos do referido Comando, realçando que é de “destacar o valioso trabalho que têm vindo a realizar”. Disse ainda que “apreciamos muito positivamente a forma valorosa e eficaz como este Comando tem executado as suas missões, dignificando e prestigiando de que maneira as Forças Armadas de Cabo Verde”.
Durante a cerimonia foram feitas entrega dos prémios relativamente as atividades realizadas em comemoração do Dia da Unidade, de louvores a alguns militares bem como demonstrações de defesa pessoal, proteção de alta entidade e controlo tumulto e um desfile cultural.