Contra-almirante António Duarte Monteiro distinguido com a Ordem do Mérito Naval e Marinha do Brasil faz doação de uniformes e equipamentos de comunicação para Guarda Costeira

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, foi distinguido com a “Ordem do Mérito Naval” concedida pelo Presidente do Brasil, sob proposta do Comandante da Marinha Brasileira.
A ordem do Mérito Naval é concedida a militares que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excecionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha.
A cerimónia de entrega da referida comenda decorreu hoje, dia 25 de setembro, a bordo da Fragata “Liberal” que se encontra em São Vicente, no âmbito da Operação GUINEX-III.
O Chefe do Estado-Maior, nas suas palavras, recebeu a medalha com uma “mescla de sentimento, de emoção, satisfação e admiração”. Realçou que passar a pertencer ao naipe de Oficiais e Entidades que são distinguidos com a Ordem do Mérito Naval constitui uma enorme honra e um grande privilégio, que traz também acrescidas responsabilidades, que o motivam ainda mais a continuar a trabalhar para o aprimoramento das excelentes relações existentes entre os nossos povos, no geral e, entre as nossas Forças Armadas, em particular.
Durante a mesma cerimónia, foi ainda entregue um grande lote de peças de uniformes e equipamentos de comunicação destinados à Guarda Costeira de Cabo Verde, oferta da Marinha do Brasil, doação essa que servirá, a nível de uniformes, para manter o rigor e a imagem, e a nível operacional, através dos equipamentos e acessórios de comunicação servirão para incrementar a performance da Guarda Costeira de Cabo Verde.
Durante a sua intervenção, O CEMFA lembrou que a cooperação com a Marinha do Brasil não fica apenas pela cedência de uniformes ao efetivo da Guarda Costeira, afirmando que “de facto, a Marinha do Brasil tem contribuído significativamente para a formação de quadros afetos à Guarda Costeira”, pois já são muitos os militares nas várias classes, Oficiais, Sargentos e Praças, cuja formação militar foi adquirida ou aperfeiçoada nas escolas de formação militar da Marinha do Brasil”.
Deu destaque ainda à Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, que tem apoiado na preparação e condução do curso de formação de marinheiros, como na formação prática ao pelotão de abordagem da Guarda Costeira.   
O Contra-Almirante Nelson Leite, Chefe da Operação GUINEX III, realçou a “satisfação” de realizar a doação dos equipamentos e fardamentos, que, asseverou, “estreita os laços de confiança e amizade”, bem como a importância da Operação GUINEX, já na sua terceira edição, que visa fortalecer a Zona de Paz de Cooperação Atlântico Sul (Zopacas) e que, durante a estadia no Mindelo, vai realizar exercícios e treinamentos em conjunto com a Guarda Costeira.
O Embaixador do Brasil em Cabo Verde, Dr. Colbert Pinto Júnior, expressou a sua satisfação e grande orgulho em saber que a Missão de Assessoria Naval é hoje considerada uma importante e talvez a principal consultoria da Guarda Costeira cabo-verdiana”, realçando ainda a “frutuosa cooperação” na área educativa para capacitação de militares cabo-verdianos.
A GUINEX III, é uma operação da Marinha do Brasil, que tem como propósito estabelecer canais de cooperação e promover a interoperabilidade com as marinhas e guardas costeiras de países do Golfo da Guiné, como Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo.