Cerimonia de Tomada de Posse do Comandante da Esquadrilha Aérea, do Assessor Jurídico do CEMFA e do Diretor dos Serviços de Apoio Geral do EMFA

Realizou-se, hoje, dia 04 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do Major Sabino Baessa, Capitão Silvino Semedo e do Capitão Manuel Nunes nas funções de Comandante da Esquadrilha Aérea, do Assessor Jurídico do CEMFA e do Diretor dos Serviços de Apoio Geral do EMFA, respetivamente.
A referida cerimónia, que aconteceu no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
Durante a sua alocução o Chefe do Estado-Maior augurou votos de maiores êxitos aos recém-empossados no exercício das suas novas funções. Declarou que os militares ora empossados, são dotados de capacidades e virtudes sobejamente conhecidas, cujas folhas de serviço e pelas diversas funções desempenhadas na nossa instituição, e fora dela, nos inspira confiança, vaticinando um bom desempenho nos respetivos cargos que acabaram de assumir, sendo-lhes também reconhecidos valências a nível profissional e humano que, acredita fazer dos mesmos as escolhas acertadas para as tarefas que acabam de jurar cumprir. Exortou-lhes ainda a porem os seus conhecimentos, empenho e rigor no prosseguimento das tarefas a eles adstritas, garantindo operacionalidade, disciplina e capacidade de trabalho de todos os seus subordinados. No final de sua alocução, sua excelência agradeceu e enalteceu o trabalho realizado pelos militares que cessaram as funções, por motivos diversos.
Em representação dos empossados, o Major Sabino Baessa agradeceu a todos, tendo afirmado que as suas presenças conferiram brilho e relevância a cerimónia, agradeceu ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas pela confiança neles depositada para o exercício das tão nobres funções, dizendo que é com elevada honra e, acima de tudo, sentido de responsabilidade que aceitaram assumir o comando dos serviços que hoje a eles são atribuídos, no momento de grandes desafios que a organização castrense está a enfrentar.
Declarou ainda, estarem conscientes de que face ao contexto vigente, no qual os desafios são cada vez maiores, em dimensão e em quantidade, e revestidos de complexidades acrescidas, é crucial que  Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, que se encontra no topo da hierarquia militar, Administrando as Forças Armadas, esteja provido de uma Assessoria de Excelência, que pugne pelos princípios e valores que norteiam e estabilizam essa Instituição com esmero,  lealdade,  comprometimento,  dedicação, discrição, produtividade, bem como uma elevada capacidade de estudo doutrinário, análise  das situações, apresentação de propostas de soluções ajustadas e fundamentadas, propiciadora de tomada de decisões céleres, ponderadas e adequadas, assim como uma gestão suportada nos princípios da legalidade, eficiência, eficácia, economicidade e uma liderança assertiva. Para terminar, augurou que os novos empossados possam implementar uma liderança transformacional nos seus comandos e serviços, para que num futuro próximo as Forças Armadas possam sentir a proliferação dos reflexos das mudanças.
Estiveram presentes, os Membros do Conselho Superior de Comandos, Militares de Países Amigos, entidades civis, familiares dos empossados entre outros representantes das Forças Armadas e funcionários Civis.