Cerimonia de Abertura da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais

Realizou-se ontem, dia 04 de dezembro de 2023 a cerimónia de abertura da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais, que acontece este ano, no Comando da 2ª Região Militar, na ilha do Sal, sob o lema, Unindo as Forças Armadas e a Sociedade pela Grandeza do Desporto.
Na cerimonia de abertura o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, iniciou o seu discurso cumprimentando a todos os presentes, os convidados civis e militares e de uma forma especial a todos os atletas e felicita-los pelo feito alcançado de serem os finalistas deste magno evento a nível do desporto militar nacional, que segundo o mesmo, “representam a razão da nossa presença neste ato”. Desejou-os uma excelente atuação, votos de muitos sucessos e que todas as etapas das competições decorressem num clima de camaradagem, de sã convivência, desportivismo e, sobretudo, fair play.
 
Para o CEMFA os JMN constituem uma oportunidade única para que militares oriundos dos diversos Comandos e Serviços se encontrem e decorrem da realização dos jogos militares realizados a nível de cada Região, cuja finalidade é proporcionar uma sã convivência, num clima em que prevalece o espírito de competição saudável, com vista a obter resultados desportivos satisfatórios. O CEMFA falou ainda da importância da pratica da atividade física para os militares, realçando o desporto como a melhor via para a sua efetivação, assim como para o cumprimento das missões que são adstritas às Forças Armadas nos teatros de atuação, bem como enfrentar o dia-a-dia nos quartéis e nos meios marítimos e aéreos onde se presta serviço.
A prática de atividades físicas nas Forças Armadas é essencial, pois sendo o ser humano o elemento fundamental da ação, é indispensável atribuir um especial cuidado à sua saúde e condição física e a prática do desporto, é, sem margem de dúvidas, o melhor caminho para se atingir este estado. “

 

Para o CEMFA o desporto nas Forças Armadas tem produzido frutos e resultados palpáveis, com vários casos de atletas militares ou recém-saídos das fileiras que têm alcançado sucesso na área desportiva.
“Orgulhámo-nos, por exemplo, de ter um militar, praticante de boxe que é atleta olímpico, tendo representado o país em jogos olímpicos e as Forças Armadas em Jogos Militares Mundiais e Africanos. Outros casos de sucesso sucedem-se, por exemplo no andebol, com vários atletas que hoje militam em equipas estrangeiras, no atletismo e natação, modalidades que já foram ganhas, a nível nacional, por atletas militares ou acabados de sair da instituição”.

 

Para terminar o CEMFA agradeceu a todos os patrocinadores e, em especial ao Instituto do Desporto e Juventude, na qualidade de patrocinador platina, através do seu Administrador do Desporto Manuel Graciano Sena de Barros que se fez presente na cerimonia de abertura da XIV JMN, cujos frutos da robusta parceria entre a IDJ e as FACV, tem contribuído de forma extraordinária para melhorar as condições para a prática do desporto nas Forças Armadas e, declarou aberta a XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais.
Os Jogos Militares Nacionais iniciaram hoje dia 04 de dezembro e terminarão no dia 12 do mesmo mês. Participam os Comandos da Guarda Costeira, 1ª Região Militar, 2ª Região Militar, 3ª Região Militar e Guarnição do Estado-Maior.  na presente edição conta com 110 atletas e serão realizadas competições nas seguintes modalidades e categorias: Atletismo (100m, 1500m, 5000m e salto em altura); Triatlo Militar (Natação, Corta-mato e Lançamento de Granada); Judo, nas categorias -69kg, -75kg, +75kg); Boxe, nas categorias 57-63,5kg; 63,5-71kg; 71-80kg; 80-92kg); Basquetebol 3×3; Futsal; Esgrima (Espada); e Natação em águas abertas.
 
Os Jogos Militares Nacionais são um evento multidesportivo, realizado anualmente, em regime rotativo pelas ilhas 3 Regiões Militares do país, nomeadamente S. Vicente, Sal e Santiago, englobando um conjunto de atividades desportivas essencialmente praticadas por militares, objeto de competições internacionais e cujo objetivo se prende com o treino físico militar, o aprontamento para o combate, a destreza, o desenvolvimento das qualidades físicas do militar e a melhoria da proficiência profissional, assim como obter uma  projeção a nível internacional, sendo que as Forças Armadas estão integradas no Conselho Internacional do Desporto Militar(CISM), responsável por várias atividades desportivas militares a nível mundial.
UNINDO AS FORÇAS ARMADAS E A SOCIEDADE PELA GRANDEZA DO DESPORTO!