Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas apresenta Cumprimentos de Ano Novo a Ministra da Defesa Nacional

Acompanhado de uma delegação representativa de todas as categorias da Instituição Castrense, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro apresentou os tradicionais cumprimentos de Ano Novo a Ministra do Estado e Ministra da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis.
 
No discurso dirigido à Ministra de Estado e da Defesa Nacional, apresentando os cumprimentos de Ano-Novo o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, destacou as atividades e conquistas do ano anterior, como missões de segurança, evacuações médicas, treinamentos e exercícios conjuntos. Também mencionou os desafios e perdas, expressando solidariedade aos que perderam a vida no cumprimento do dever patriótico e constitucional.
“Contudo, nem tudo correu como gostaríamos que fosse, assim, é com profundo sentimento de pesar que lamentamos profundamente aqueles que no cumprimento do seu dever patriótico e constitucional perderam a vida. A nossa total solidariedade e empatia para com as respetivas famílias desses valorosos homens a quem aproveitamos para render a devida, sentida e justa homenagem”.
Para terminar, agradeceu à Ministra por tudo quanto faz e continua a fazer em prol da causa da Defesa Nacional e endereçou os votos de um próspero ano novo, destacando o compromisso contínuo com a segurança e prosperidade de Cabo Verde.
“Senhora Ministra de Estado e da defesa Nacional excelência, temos a consciência das contingências experienciadas, mas isso não faz com que deixássemos de demonstrar a nossa capacidade, valor e perseverança no cumprimento das mais diversas e exigentes missões que nos vem sendo cometidas dia após dia, aumentando os desafios com coragem e resiliência. Independentemente das adversidades do mundo atual, manteremos focados em continuar a fazer o nosso trabalho atuando no mar no ar e em terra produzindo aquilo que a nação cabo-verdiana de nós espera, guiando sempre as nossas ações por princípios e valores éticos, profissionais e patrióticos apanágios dos homens e Mulheres que fazem parte desta republicana instituição”.
 
Por sua vez, a Ministra do Estado e Ministra da Defesa Nacional, agradeceu a Instituição castrense pelo trabalho realizado durante o ano transato, e ressaltou algumas medidas para as Forças Armadas de Cabo Verde, dando assim continuidade as ações implementadas e iniciadas desde 2016 a esta parte, perspetivando a modernização e capacitação das Forças Armadas, fazendo com que elas estejam sempre à altura dos desafios que se colocam ao país tanto a nível interno como aos níveis regional e internacional.
A Ministra da Defesa Nacional destacou ainda, o Projeto do novo conceito Estratégico da Defesa Nacional, a analise da revisão do Serviço Militar Obrigatório, que vai ser aprovada uma tabela de perfis psicológicos e inaptidão para efeito da prestação do serviço militar, a nova proposta regulamentar do Serviço de Saúde das FA, o aprimoramento do Serviço de Informação Militar, dar continuidade a revisão do Programa Soldado Cidadão, bem como reforçar e revigorar as estratégias de segurança e defesa.
O momento foi marcado com uma pequena atuação de alguns elementos da Banda Militar que deram mais brilho ao tradicional cunprimentos de Ano Novo.