Palestra: As Forças Armadas e os desafios da atualidade.

No dia 10 de janeiro de 2024, o auditório do Estado-Maior foi palco de uma enriquecedora palestra sobre “As Forças Armadas e os Desafios da Atualidade”. O evento, dividido em dois subtemas, teve início com a apresentação do Major Carlos Gomes Dias, abordando os desafios atuais da Guarda Nacional. Em seguida, o Capitão  António Pedro dos Santos Valério compartilhou seus insights sobre os desafios atuais da Guarda Costeira. O Tenente-Coronel João Alípio Dias Monteiro desempenhou o papel de moderador.
A presença ilustre do Chefe do Estado-Maior, Contra-almirante António Duarte Monteiro, enriqueceu ainda mais o evento. Em sua abertura, expressou satisfação pela realização da palestra, parabenizado o presidente da comissão central, Sr. Comandante da Guarda Nacional, e todos os presidentes das subcomissões pela organização das atividades em comemoração ao Dia das Forças Armadas. Ressaltou a relevância do tema, destacando a necessidade de um estudo aprofundado para a reestruturação das Forças Armadas em resposta aos desafios contemporâneos. Encerrou desejando uma excelente palestra e um trabalho produtivo a todos os participantes.
Além do Chefe do Estado-Maior, o conselho Superior dos Comandos e outros militares das Forças Armadas prestigiaram o evento. Ao término das apresentações, abriu-se espaço para perguntas, esclarecimentos e contribuições por parte dos presentes, promovendo um intercâmbio valioso de ideias e conhecimentos.