Cerimónia de Comemoração do 57º Aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde

A Cerimónia de comemoração do 57º Aniversário das Forças Armadas foi realizada em todas as 3 Regiões Militares do país, tendo como ato central das comemorações a cidade de Espargos, na ilha do Sal. A cerimônia foi presidida pelo Presidente da Republica e Comandante Supremo das Forças Armadas de Cabo Verde, Dr. José Maria Pereira Neves. A cerimónia contou também com a presença do Ministro do Turismo e dos Transportes Dr. Carlos Jorge Duarte Santos, em representação do Governo, assim como, do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro. Durante o seu discurso o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas de Cabo Verde, José Maria Neves, frisou que as Forças Armadas têm sido uma escola de valores e virtudes que são caros nos dias que correm.

 
Destacou ainda a abnegação e o sacrifício dos membros das Forças Armadas, pedindo reconhecimento da República e apoio para cumprir plenamente suas missões. O Presidente da República também mencionou a necessidade de acelerar a reforma das Forças Armadas, adaptando-as aos desafios de um Estado oceânico. Na mesma senda, anunciou a aquisição de uma aeronave para missões de fiscalização e evacuação urgente de doentes, enfatizando a importância da segurança como fator de competitividade para Cabo Verde.
O Comandante Supremo das Forças Armadas lembrou ainda dos militares que perderam a vida no fatídico acidente de Serra Malagueta, no desempenho de uma missão de interesse público, mas, também, pelo falecimento de um recruta, na sequência de uma marcha administrativa, no Centro de Instrução Militar.
 
José Maria Neves concluiu dizendo que “é preciso que a República reconheça o extraordinário desempenho das Forças Armadas e continue a mobilizar os meios necessários para cumprirem plenamente as suas missões”.
De realçar que as comemorações do 57 aniversário das Forças Armadas foram realizadas nas 3 regiões militares do país. Tendo o Comandante da Guarda Nacional Presidido a cerimônia na cidade da Praia, nomeadamente no Comando da Terceira Região Militar e o Comandante da Guarda Costeira presidido a cerimônia no Comando da Primeira Região Militar em São Vicente.
 
15 de janeiro de 1967 – 15 de janeiro de 2024
57 Anos, na vanguarda das conquistas do nosso povo.