MENSAGEM DE S.E. O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS, ALUSIVO AO DIA 08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES –

Prezadas Senhoras Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionárias civis das Forças Armadas de Cabo Verde,
É com profundo respeito e admiração que me dirijo a vós – Bravas mulheres que envergam o uniforme e integram a Instituição castrense e, através dela, dão o vosso contributo para o desenvolvimento deste País, endereçando-vos as minhas mais vibrantes felicitações nesta data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. 
Como membros das Forças Armadas de Cabo Verde, representem o exemplo em liderança, disciplina e coragem e, demonstrem uma força inabalável e um compromisso inigualável com o serviço que prestam às nossas Forças Armadas.
Além das vossas excecionais qualidades profissionais, é importante reconhecer o equilíbrio que conseguem entre as vossas carreiras militares e vossas vidas pessoais. Sois mães, esposas, filhas e irmãs, e vêm cumprindo cada missão com garra, determinação e resiliência, características do povo destas ilhas.
Hoje celebramos não apenas as vossas conquistas individuais, mas também a presença crescente das mulheres nas nossas Forças Armadas e, com certeza, em outros setores importantes da sociedade cabo-verdiana, tradicionalmente ocupados por homens.
Outrossim, em um mundo onde a igualdade de gênero continua sendo um grande desafio, a crescente presença e contribuições das valentes mulheres que integram as fileiras das Forças Armadas de Cabo Verde são uma poderosa afirmação do potencial das mulheres em todos os aspetos da vida.
Que neste Dia Internacional da Mulher, sejam honradas e reconhecidas não apenas pela vossa bravura e serviço, mas também pela resiliência, determinação e liderança exemplar.
A Vós, mulheres militares que personificam a coragem e que com dedicação, competência e empenho, têm contribuído para o cumprimento da missão das Forças Armadas de Cabo Verde, desejo-vos as maiores felicidades pessoais e sucessos profissionais e um dia repleto de celebração.
Com sinceros votos de gratidão pelo vosso serviço.

Praia, 08 de março de 2024