Cerimónia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos Alargada a Diretores de Serviços e Equiparados 2024

Realizou-se, hoje 14 de março a cerimonia de abertura da Reunião do Conselho Superior de Comandos alargada a Diretores de Serviços e Equiparados, que acontece de nos dias 14 e 15 de março, no Auditório do Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, na Praia.
A cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis.
Na sua Intervenção o Chefe do Estado-Maior agradeceu a Ministra do Estado e da Defesa Nacional por ter aceite o convite para presidir o ato de abertura da Reunião.
Em seu discurso o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas alertou para “as limitações que se prendem com o défice do pessoal e obsolescência de meios” e considera fundamental o exercício e o treino com o emprego de forças e meios em sistema conjunto e combinado entre os ramos das Forças Armadas.
Nesse sentido, enfatizou que a instituição castrense continuará a contar com toda a dedicação governamental e influência em todos os níveis, além do engajamento institucional e pessoal da ministra do Estado e da Defesa na busca das melhores soluções para que esta nobre instituição republicana seja provida dos meios operacionais necessários e das infraestruturas para o cumprimento cabal de sua missão.
Garantiu, assim, que as Forças Armadas permanecerão firmes, determinadas e comprometidas em reforçar e elevar continuamente os índices de dinamização e operacionalização, incentivando a priorização e maximização do treino operacional como um desafio a vencer.
Além disso, destacou que o Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”, no Morro Banco, em São Vicente, foi recentemente dotado de um centro de saúde militar, construído de raiz, para proporcionar condições que garantam um serviço de saúde de qualidade a todos os recrutas e demais integrantes, bem como a todos aqueles que passam pela instituição.
A entrada em funcionamento deste centro está prevista para o dia 27 do corrente mês, a fim de atender ao contingente da primeira corporação de 2024, cuja preparação militar teve início no dia 11 do corrente, com a observância rigorosa das tabelas de perfis psicofísicos e de inaptidão para a prestação do serviço militar, recentemente aprovadas.
A reunião do Conselho Superior de Comandos, alargada aos diretores de serviços e equiparados, que acontece anualmente, representa, para o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, o fórum adequado para retrospetiva, balanço e reflexão sobre as principais realizações do ano anterior, revisão das lições aprendidas com as situações menos conseguidas e uma oportunidade para a projeção participativa do que se almeja alcançar.
A Ministra do Estado e da Defesa Nacional iniciou seu discurso saudando os presentes e destacando a importância do evento tanto para as Forças Armadas quanto para o Governo, “uma reunião de suma importância para a instituição castrense uma vez que permitem ao Estado-Maior e as chefias das Forças Armadas programarem e delinearem as atividades a serem desenvolvidas durante o ano em curso. Este momento, a semelhança dos que temos vindo a ter é também importante para nós, porque nos permite enquanto Governo partilhar convosco os avanços que temos registado a nível da execução das medidas de política que propusemos implementar no conceito estratégico de defesa nacional e em especial para a sua componente militar.”
Ela também enfatizou os progressos realizados em 2023, incluindo a socialização do novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, a proposta do novo Código de Justiça Militar e a implementação da nova tabela de perfis Psicofísicos para o Serviço Militar Obrigatório.
A Ministra destacou igualmente a inauguração do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, que representa “um passo, estrategicamente, muito importante para o país no contexto da segurança marítima e vai trazer mais oportunidade de crescimento e evolução”.
Além disso, em relação às parcerias, ressaltou a colaboração com a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, elogiando as realizações alcançadas e aproveitou para destacar a importância do Exercício combinado “Granite Falco 24”, a ser realizado ainda neste mês de março.
“Um exercício que vem em um momento especial e de grande significado para o país e para o setor da Defesa e no momento que estamos a preparar para receber o novo avião a ser operado pela Guarda Costeira”, declarou a Ministra da Defesa Nacional”.
Em consonância com os compromissos assumidos para garantir a soberania da Nação e fortalecer o papel das Forças Armadas, foi garantido que em 2024 será dado seguimento ao plano de ação para a institucionalização da Autoridade Aeronáutica Militar, à regulamentação do Serviço de Saúde Militar e à apresentação de uma proposta de reestruturação do Plano Nacional de Proteção das Infraestruturas Críticas.