Militares Cabo-verdianos participam no Exercício “CIBER PERSEU 22”

Três militares da Direção de Comunicações do Comando da Logística e da Direção de Informações Militares das Forças Armadas de Cabo Verde, participam, no formato à distância, na 11ª Edição do Exercício “CIBER PERSEU”, tendo a conferência final de planeamento decorrido no dia 26 de outubro e cuja fase de execução irá decorrer de 14 a 18 de novembro.
O “CIBER PERSEU” é um exercício de ciberdefesa, planeado e executado pelo Exército Português, que se destina a treinar, validar e avaliar os procedimentos e a capacidade técnica do Exército Português na resposta a incidentes na sequência de ciberataques de âmbito nacional ou internacional, incidindo na infraestrutura de comunicações e sistemas de informação, que podem colocar em causa a segurança e a superioridade da informação necessária à condução das operações militares das Forças Terrestres, promovendo a partilha de conhecimento técnico com Forças militares estrangeiras e outras entidades nacionais militares e civis no domínio do ciberespaço. 
O Exercício “CIBER PERSEU 22”, nas suas fases de planeamento e execução contempla os seguintes eventos; Final Coordination Conference, FFC – que foi realizado no dia 26 de outubro, o LIVEX (Execução) de 14 a 18 de novembro e o – Distinguished Visitor Day DVD, que será no dia 17 de novembro.
O ciberespaço tem mudado a forma como nos relacionamos na sociedade dos dias de hoje, seja no contexto do indivíduo, das organizações, das empresas ou do Estado. Por outro lado, também eliminou diversas barreiras, como a geográfica, pois as distâncias físicas são irrelevantes, ou a temporal, onde as questões dos fusos horários perderam relevância. Um aspeto essencial para a componente militar na ciberdefesa tem a ver com o seu grau de preparação e prontidão. Aqui, a formação é um aspeto essencial para garantir que os recursos humanos afetos a esta área tenham os conhecimentos fundamentais associados ao ciberespaço, como prevenir e mitigar as ameaças e riscos dos sistemas. A participação em exercícios de ciberdefesa apresenta assim uma grande mais-valia, tanto para os operadores, como para os gestores dos sistemas e decisores, porque podem treinar situações que não são usuais no seu dia-a-dia, preparando-os para essas situações no futuro.
A participação no “CIBER PERSEU 22” reveste-se de grande importância  e oportunidade para as Forças Armadas de Cabo Verde, nomeadamente para a Direção de Comunicações, visto que permite adquirir know-how para melhorar a sua atuação no ciberespaço, tendo em conta que uma das suas atribuições é promover a definição dos requisitos dos sistemas informáticos de apoio às atividades de gestão, formação e campanha no que respeita à formação, registo, tratamento automático e difusão dos dados e assegurar a gestão do sistema informático das Forças Armadas.