Palestra sobre a “História da Luta da Libertação Nacional, História das Forças Armadas e o Papel da Mulher na Luta pela Independência”

Realizou-se, no dia 10 de janeiro, no quadro das celebrações do 56º Aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde, uma palestra sobre “História da Luta da Libertação Nacional, História das Forças Armadas e o Papel da Mulher na Luta pela Independência”, no Centro de Convenções do Campus da Universidade de Cabo Verde – UNI-CV, em Palmarejo Grande.
A palestra, que teve como oradores os combatentes da Liberdade da Pátria o Primeiro-Comandante Osvaldo Lopes da Silva e o Comandante Carlos Nunes Fernandes dos Reis e a historiadora e investigadora, Doutora Ângela Benoliel Coutinho que participou via plataforma zoom e como moderador, o Capitão Silvino Mário Vaz Andrade Semedo, revelou-se como um instrumento para transmitir um pouco das experiencias dos combatentes da Liberdade da Pátria na luta de libertação nacional e dos conhecimentos da historiadora e investigadora.
Ao fazer o uso da palavra, o Magnifico Reitor da UNI-CV, Professor Doutor José Arlindo Barreto deu os parabéns as Forças Armadas por mais um aniversario e pela organização da referida palestra. Mostrou a sua satisfação pela realização da palestra no recinto da UNI-CV, que nada mais é, do que um espaço para preservação da memoria e do conhecimento. Lembrou que as Forças Armadas são um parceiro muito importante para a UNI-CV e que estarão sempre disponíveis para dar a sua contribuição para a preservação da historia e divulgação do conhecimento.
Por sua vez o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, durante a sua intervenção agradeceu a presença de todos que com a sua presença, concederam mais brilho a atividade, bem como a Reitoria da UNI-CV por ter concedido a magnifica Sala de Conferências para a realização da referida palestra.  Realçou que a partilha de conhecimento e experiência, por parte dos oradores, constitui uma “fonte de inspiração para as novas gerações no processo de condução das Forças Armadas e do destino do país”. Contribuindo de sobremaneira para “despertar o sentimento de patriotismo na nova geração, para melhor servir a Nação, em Terra, no Mar e no Ar”.
De realçar que, no final das apresentações foram efetuadas um conjunto de perguntas e esclarecimentos e que a palestra, também foi transmitido online possibilitando assim o acompanhamento dos militares sediados nos Comandos da Guarda Costeira, da Primeira e Segunda Regiões Militares.