Cerimonia de Comemoração do dia da Unidade António Lopes e Cerimonia de Encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais.

Aconteceu hoje, dia 12 de dezembro de 2023, a cerimonia de comemoração do Dia da Unidade António Lopes, no Comando da 2ª Região Militar, que este ano coincidiu com a Cerimonia de Encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais, que teve inicio no passado dia 04 de dezembro.
A cerimonia foi presidida pela Senhora Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis e contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
 
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, iniciou o seu discurso cumprimentando a todos os presentes e de forma particular, cumprimentou a Ministra do Estado e da Defesa Nacional, mostrando a sua satisfação pela sua honrosa presença e manifestou o seu apreço por ter aceitado e alocado tempo na sua apertada agenda para presidir a cerimónia de encerramento da XIVª Edição dos Jogos Militares Nacionais que este ano, coincide com o dia da Unidade António Lopes, assinalando um momento alto para o Comando da 2ª Região Militar e para as Forças Armadas. De igual modo, saudou as autoridades da ilha do Sal, e de forma peculiar, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, manifestando o apreço da chefia das Forças Armadas pela atenção e carinho que tem dedicado ao Comando da 2ª Região Militar, e através deste, a toda a população do Sal, que com as Forças Armadas vibrou durante os 8 dias de competição, no âmbito da XIVª Edição dos jogos Militares Nacionais, assim como endereçou cumprimentos a todos os ilustres convidados, que se fizerem presente na cerimonia.
Durante o seu discurso, o CEMFA falou da importância de se comemorar o dia das unidades militares e de lembrar aqueles que deram suas vidas para que hoje pudéssemos viver num país livre e soberano.
A comemoração do dia das unidades nas Forças Armadas, que normalmente resultam da escolha do dia do nascimento dos seus respetivos patronos é um momento de exaltação nacional da memória desses destacados filhos da nossa pátria, que em vida foram lutadores resilientes, perseverantes e incansáveis pela libertação nacional, tendo dado um contributo ímpar, para que hoje, todos os cidadãos cabo-verdianos vivessem num país livre, independente, soberano e respeitado internacionalmente”.
Para o CEMFA a celebração desta efeméride é uma justa e merecida homenagem ao herói nacional, António Lopes cujo nome emprestou a esta Unidade, e a quem aproveitamos para render a merecida homenagem, cujo perfil e fidelidade aos desígnios nacionais, lhe conferem o direito de figurar nos anais da história de Cabo Verde. Ressaltou ainda, o trabalho desenvolvido pelo Comando da 2ª Região Militar nas duas ilhas sobre a sua jurisdição, enaltecendo a forma como tem trabalhado em prol das Forças Armadas e de Cabo Verde no geral, independente das dificuldades encontradas.
 
Não obstante as vicissitudes de cada momento, a Unidade António Lopes, sob o comando dos sucessivos Comandantes e seus efetivos, tem conseguido, com sapiência, dedicação, espirito de entrega e sacrifício, cumprir com sucesso as várias e diferentes missões planificadas e inopinadas que lhe foram atribuídas ao longo dos anos.”
O segundo momento do discurso foi dedicado a cerimonia de encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais, que vinha decorrendo desde o dia 04 de dezembro e, que teve este ano como palco central a ilha do Sal, tendo a cerimonia de encerramento coincidido com as celebrações do dia da Unidade António Lopes, hoje dia 12 de dezembro de 2023. Durante o discurso o CEMFA falou da importância do treino físico e do desporto para as Forças Armadas, tendo um segmento essencial na preparação física, moral, psicológica e combativa dos homens e mulheres que constituem as Forças Armadas de Cabo Verde, e a faculdade de os manter unidos e motivados para o cabal cumprimento das suas mais diversificadas missões e tarefas.
De igual modo, felicitou a todos os atletas que participaram nos Jogos Militares Nacionais e todos os vencedores das diferentes modalidades praticadas ,assim como todos os parceiros e colaboradores que fizeram com que fosse possível a realização dessa XIV edição dos jogos militares nacionais, em especial ao Instituto do Desporto e da Juventude na qualidade de patrocinador platina da XIV Edição dos JMN,  na pessoa do Presidente do Conselho Executivo, Dr. José Eduardo dos Santos que se fez presente na cerimonia,. Ainda, deixou uma palavra de apreço e reconhecimento à equipa técnica pelo desempenho “fantástico” na conceção, organização e valoração das provas, culminando nos excelentes jogos que pudemos assistir.
Para terminar, reforçou os votos de felicitações aos vencedores, em particular, e a todos os participantes, augurando votos de boa viagem de regresso aos militares e atletas oriundos das ilhas de Santiago e São Vicente.