Encerramento do Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo Verde

Realizou-se, ontem, dia 14 de dezembro, a cerimónia de encerramento do Primeiro Curso de Promoção à Capitão realizado em Cabo Verde, no auditório do Estado-Maior das Forças Armadas.
O Curso de Promoção a Capitão (CPC), teve a duração de dois meses e teve por finalidade, dotar os oficiais com as competências necessárias para exercer as funções inerentes ao posto de Capitão, principalmente o exercício de funções de Comando ou Chefia de natureza territorial, operacional e de formação, bem como dirigir, coordenar e executar atividades de Estado-Maior relacionadas com o seu nível de responsabilidade.
A cerimónia de encerramento foi presidida por pelo Inspetor das Forças Armadas, Coronel Carlos Monteiro, em representação do Chefe do Estado-Maior, que se encontra em missão de serviço na ilha do sal.
No seu discurso, o Inspetor das Forças Armadas afirmou que o curso ora concluído teve como propósito, contribuir para a qualificação e valorização dos quadros das Forças Armadas.
  “Esse curso, não deixa margens para duvidas de que capacitou os formados com as competências necessárias para o exercício das funções inerentes ao posto de capitão, citadamente, o desempenho de cargos ao nível de comando de companhia, da direção, coordenação, e execução de atividades de Estado-Maior coordenador, técnico, pessoal e especial, relacionadas com a arma ou serviço de cada um dos formados”.
Ainda, recordou as funções inerentes ao cargo de capitão, apelando aos recém-formados, no sentido de cumprirem com responsabilidade e ponderação as missões que lhes são confiadas dentro das Forças Armadas.
  “O capitão chefia, comanda, administra, gere, lidera, instrui, orienta e deve ter a capacidade para manter a coesão da sua equipa, guiando-a rumo ao farol, visando alcançar o objetivo traçado. Exige também do capitão, o espirito de iniciativa, ponderação na analise e tomada de decisões”.
Endereçou também, uma palavra de apreço aos formadores portugueses, reconhecendo o trabalho realizado por estes durante o curso, salientando a importância da cooperação portuguesa.
  “Acabeis de fazer parte de um capitulo importante na historia das Forças Armadas de Cabo Verde, por constituírem bases primogénitas na materialização deste curso de promoção, cuja a intenção manifestada pelo escalão superior, remonta os finais de 2017. Foram seis anos de gestação e hoje não poderíamos ficar indiferentes a luz dada pelas Forças Armadas de Cabo-verdianas com apoio a vários níveis das Forças Armadas Portuguesas”.
Ainda durante a cerimonia foram entregues três cartas de reconhecimento aos três instrutores portugueses, da parte do CEMFA, em reconhecimento por todo o empenhamento, dedicação e profissionalismo demostrados durante a realização, deste que foi o Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo Verde, contribuindo para o sucesso do mesmo.
A cerimonia de encerramento contou com a presença do Adido da Defesa junto da embaixada de Portugal em Cabo Verde, Coronel João Alberto Gonçalves Domingos, do Diretor Nacional da Defesa, Tenente-Coronel Domingos Correia, dos Diretores do Projeto 1 e 2, assim como de outras entidades militares e civis.
O Curso de Promoção à Capitão contou com uma equipa de Instrutores Portugueses e Cabo-verdianos, e decorreu de 16 de outubro à 14 de dezembro do corrente ano, sob a tutela da Escola Militar.