CEMFA participa na 24ª Reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado do seu Diretor de Gabinete, Capitão-de-Patrulha José Mário Lopes Tavares, participou na 24ª Reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu em São Tomé, nos dias 27 e 28 de abril e contou com a participação dos Chefes do Estado-Maior-General dos Estados-Membros da CPLP, com exceção da Guiné-Bissau e Timor Leste, que enviaram representantes.  
A cooperação militar entre os Estados-membros, a questão da segurança no Golfo da Guiné e as questões militares e da defesa e segurança de cada um dos Estados estiveram em análise nesta 24ª reunião, no fim da qual, São Tomé e Príncipe assumiu a presidência, que era detida pelo Timor Leste.
Os atos de abertura e encerramento foram presididos pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, Dr. Carlos Vila Nova e pelo Ministro da Defesa Nacional de São Tomé e Príncipe, Dr. Jorge Amado, respetivamente. Os Chefes do Estado-Maior-General dos Estados-Membros da CPLP realizaram ainda uma visita de cortesia ao Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Dr. Patrice Trovoada.
A reunião contou ainda com a participação do Diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CAE/CPLP, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda, que apresentou uma análise da Situação Político-Militar e das Questões Internacionais de Defesa e Segurança com eventuais implicações para os Estados-Membros da CPLP.
Durante a sua participação na referida reunião o Chefe do Estado-Maior aproveitou para fazer contatos bilaterais com os Chefes de Estado-Maior-General dos outros países, com o objetivo de estreitar as relações de cooperação com as Forças Armadas desses países.